quarta-feira, 30 de março de 2011

Casey Heynes - bullying na escola

               Foi divulgado na internet, cenas registradas numa escola australiana, onde pode – se ver o aluno de 15 anos Casey Heynes, sendo agredido por outro aluno, bem menor que ele. Casey leva socos no rosto, aparentemente apanha sem motivo algum, este infelizmente é mais um caso de bullying, fenômeno que vem ocorrendo há algum tempo em escolas do mundo todo, mas este caso em especial, repercurtiu mundialmente porque o agredido – Casey- se rebelou contra seu agressor, o agarrou e jogou – o ao chão, ao cair o garoto quebrou a perna. O vídeo é sucesso na rede, e os comentários são sempre em favor de Casey, ele passou a ser visto como herói.
                Em entrevista a um programa televisivo na Austrália, Casey diz ter agido em legítima defesa, pois era constantemente agredido e humilhado por seus colegas de classe, e que o agressor que aparece no vídeo, surgiu do nada e sem qualquer motivo, se é que poderia haver motivo para tal violência, o esmurrou. Casey, cansado de tantas agressões se rebelou. De agredido a herói, o garoto passou a ser reconhecido em todos os lugares que vai, virou um sucesso.
                Mas o que não vemos na internet, é um debate sério sobre qual é o papel da escola, da família, dos professores neste caso. Há discussões sobre a agressão sofrida por Casey, mas o que poderia ser feito para evitar que chegasse a esse ponto? Não importa se há vilões ou heróis nesta história,  esta história simplesmente não deveria existir, e cabe a escola evitar que mais Caseys apareçam por aí.
                Abrir um debate sério, consciente no ambiente escolar para evitar que o bullying se propague parece um bom começo, respeitar as diferenças, mostrar as crianças que existem diferenças sim, mas que isso não é motivo para humilhações. Professores devem estar atentos a estes casos, claro que fica difícil perceber, quando o agredido se cala, e é normalmente o que ocorre. Mas, há sinais, percebemos aquele aluno que não quer ir pro intervalo, não quer participar de tarefas em grupo, tenta se isolar, o isolamento neste caso pode ser considerado como defesa, manter – se só pode ser considerado seguro para estas crianças, pois seus agressores estão entre seus colegas de classe. Ao perceber casos assim, deve –se chamar 0 aluno para uma conversa juntamente com seus pais. Os pais, em sua maioria, não sabe como lidar com esta situação, o primeiro a se fazer é orientá-los a não revidar a violência, que acabaria por agravar a situação, conversar com a família e explicar que a escola tratará do assunto com os alunos em forma de debate, vídeos e dinâmicas, pode acalmá-los. Pedir aos pais que apóiem seu filho, conversem com ele, e se puderem levar a um psicólogo, com certeza ajudará o trabalho da escola.
                Professores, podem realizar ciclos de debates com os alunos, dinâmicas, onde todos passem pela situação de agredidos e agressores, para que percebam o quão desagradável e esta situação. Trazer reportagens e vídeos para mostrar aos estudantes que o bullying é um mal que prejudica a todos e que deve ser dizimado de nossas escolas. Podemos ainda trabalhar com os alunos a questão do “não aceite ser humilhado, não aceite que seu amigo seja humilhado, denuncie” , incentivar que os alunos revidem os casos de bullying , mas não com violência e sim com palavras, denunciando seus agressores, para que a escola possa tomar todas as atitudes necessárias.

                Tanto o agredido quanto o agressor devem ser assistidos pelos professores, orientados, muitas vezes o agressor entende sua atitude como uma brincadeira inofensiva. Cabe a nós professores, mostrar que isto não é brincadeira, muito menos inofensiva, que são casos de violência que devem ter toda a atenção necessária, tanto para evitar que ocorra quanto para eliminar os que já ocorrem. Não podemos achar que isto é um problema das famílias que não souberam educar seus filhos, devemos sim levar este assunto para dentro da sala de aula. O vídeo do Casey Heynes, pode ser usado para debate em sala de aula, não para julgar quem está certo ou errado, mas para que os alunos percebam até onde pode - se chegar um caso de bullying.
                O bullying deve ser assunto de HTPC, o professor coordenador pedagógico, deve estudar sobre o assunto e debater com os professores como agir nesta situação. Peça na sua escola que este tema seja discutido.  

terça-feira, 29 de março de 2011

CURSO PARA PROFESSORES DE FÍSICA NA USP

 Curso de Física
Estão abertas as inscrições para o curso: "A Física Moderna no Ensino Médio e a Formação de Multiplicadores dentre Professores da Rede Pública” – 3ª Edição (2011).
Local: Faculdade de Educação - USP
Carga Horária: 90 horas
Período de Inscrição: 08/02/2011 a 03 /04/2011
Inscrições: www.nupic.fe.usp.br
ATUALIZAR-SE É FUNDAMENTAL, APROVEITEM O CURSO, NÃO DEIXEM PASSAR ESTA OPORTUNIDADE.

PROMOÇÃO POR MERECIMENTO - AUMENTO SALARIAL

ATENÇÃO PROFESSORES!!!!!!!!!!

 Promoção por Merecimento
O 1º requisito para os professores interessados em realizar a prova para a promoção do Quadro de Magistério  - LC 1.097/09 é não se ausentar em 31/03/2011. Portanto, quem estiver interessado em realizar a prova deve saber que não poderá haver nenhum tipo de ausência nesse dia. LEMBRE - SE NENHUM TIPO DE AUSÊNCIA NO DIA 31/03/2011.

segunda-feira, 28 de março de 2011

MENSAGEM

Concurso nova ortografia da Língua Portuguesa.

Quer ganhar o livro "Nova ortografia da Língua Portuguesa" do professor Sérgio Nogueira?
É fácila, basta participar da promoção Nova Ortografia, realizada pelo site: www.notadez.com.br , que sorteará o livro entre os participantes que responderem corretamente a seguinte questão no site: De acordo com a nova ortografia, qual a grafia correta das palavras auto-estima, estréia, tablóide e microondas?  Acesse o site e participe.

Boa Sorte.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS TEM CURSOS GRATUITOS

A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, OFERECE CURSOS GRATUITOS, PARA SE INSCREVER É SO ACESSAR O SITE DA FUNDAÇÃO E clicar no link cursos gratuitos.
VALE A PENA LEMBRAR QUE FGV É UMA DAS MELHORES INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO PAÍS, PORTANTO NÃO PODEMOS DESPERDIÇAR ESTA OPORTUNIDADE. HÁ VÁRIOS CURSOS TOTALMENTE ON LINE, OUTRA FACILIDADE PRA NÓS PROFESSORES, QUE NÃO TEMOS TEMPO DE ESTUDAR.
APROVEITEM.

MENSAGEM DO DIA

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)



sábado, 26 de março de 2011

ANALFABETISMO FUNCIONAL

Sabemos que um dos maiores desafios de nós educadores, não é alfabetizar nossos alunos, mas torná-los leitores assíduos, críticos, que compreendam o que lê e extrapola a leitura, que possam ir além de decodificar sinais gráficos. Mas como fazer isso, como incentivar a leitura num país onde a leitura é tão desvalorizada? há pouco tempo inaugurou-se o shopping metrô itaquera, encontra-se todo tipo de loja neste shopping, mas não há livrarias, nenhuma livraria... infelizmente os jovens ainda não descobriram o prazer da leitura, e como acabar então com o analfabetismo funcional?? há aulas de leitura, temos salas de leitura na escola, bibliotecas, mas os pais preferem comprar cigarros e bebidas alcoólicas a comprar um livro para seus filhos, eles não enxergam o porquê da leitura, isto é triste e como diz Paulo Freire:  "Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”  Isto só é capaz de fazer quem é realmente alfabetizado, quem consegue extrapolar a leitura, não podemos apenas aceitar como alfabetizado o aluno que decodifica os sinais gráficos, precisamos urgentemente  transformar alfabetizados em leitores.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo aumenta em até 102,5% valor de bolsa de pós para professores da rede estadual

Secretaria da Educação desburocratiza benefício, que sobe de R$ 790 para R$ 1.300 em mestrado e para R$ 1.600 em doutorado
Professores da rede estadual de ensino que desejam cursar uma pós-graduação stricto sensu terão um incentivo maior por parte da Secretaria de Estado da Educação. Neste ano, serão oferecidas bolsas de R$ 1.300 para mestrado e de R$ 1.600 para doutorado. A iniciativa amplia em 64,5% o valor do benefício mensal para mestrado e em 102,5% o valor da bolsa para doutorado. Até o ano passado, o benefício para ambos os níveis de pós-graduação era de R$ 790. O reajuste será repassado aos docentes que já recebem a bolsa. O projeto Bolsa Mestrado/Doutorado conta com R$ 4,5 milhões reservados no orçamento de 2011.

“Estamos investindo na formação dos nossos professores, oferecendo uma ajuda financeira àqueles que desejam se aperfeiçoar. Com o incentivo, esperamos ampliar o número de docentes com mestrado e doutorado lecionando nas escolas estaduais”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Outra novidade é a avaliação dos projetos por comissões de pareceristas nas 91 diretorias de ensino do Estado. Antes, a análise era feita por uma única comissão, centralizada na Secretaria. Com a mudança, o processo de concessão das bolsas será agilizado.

Desde 2004, quando teve início o projeto, 3.477 trabalhos foram inscritos e aprovados, dos quais 2.246 concluídos, dentre eles o do professor Mário Conceição Oliveira, titular da disciplina de física na Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, localizada na Vila Mariana, na Capital. Mário é efetivo na rede desde 2004, ano em que começou seu mestrado sobre interação em museus de ciências, na Faculdade de Educação/ Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). “A bolsa ajudou demais. Sem o programa, seria muito complicado concluir o mestrado”, salienta o professor, que terminou sua tese em 2007.

Segundo ele, a experiência foi muito importante para sua carreira. “Hoje minha aula tem mais qualidade. Mudei a forma de interagir com os alunos, de lidar com as dúvidas e questionamentos. Também procuro passar a eles um pouco da rotina de pesquisa e estudo que vivenciei no mestrado”, acrescentou o professor.

As inscrições serão abertas nas diretorias de ensino, anualmente, nos meses de junho e julho e de novembro a fevereiro, ou em períodos a serem fixados pela comissão central. Os professores que já estiverem cursando mestrado ou doutorado também poderão se cadastrar para receber o benefício. Nesse caso, receberão bolsa proporcional ao tempo de curso (sem efeito retroativo), com base no prazo de conclusão estipulado pela Secretaria, que é de até 30 meses para o mestrado e até 54 meses para o doutorado. Um docente que cursa o mestrado há 10 meses, por exemplo, terá direito ao benefício pelo período máximo de 20 meses.

Para pleitear a bolsa, os professores devem atender aos seguintes requisitos:

- ser titular de cargo efetivo;
- ter sido considerado estável nos termos da Constituição Federal;
- ser portador de licenciatura plena;
- estar em efetivo exercício em unidade da rede pública estadual;
- ter sido admitido como aluno regular em curso de pós-graduação, em nível de mestrado ou doutorado, reconhecido/recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, na disciplina do cargo ou em educação;
- enquanto receber o benefício da SEE, não usufruir de nenhum tipo de bolsa para curso de pós-graduação de mestrado ou doutorado, concedida por órgão público;
não ter sofrido penalidade em procedimento administrativo disciplinar nos últimos cinco anos;
- não se encontrar em regime de acumulação remunerada de cargos ou de cargo/função/emprego públicos;
- estar distante da aposentadoria a pelo menos cinco anos, quando se tratar de curso de mestrado, e nove anos, quando se tratar de curso de doutorado;
- autorizar no respectivo termo de compromisso que a SEE torne pública a íntegra ou partes do trabalho acadêmico produzido, renunciando consequentemente a qualquer reivindicação de direito autoral.

Sobre o projeto

O projeto Bolsa Mestrado/Doutorado integra o Programa de Formação Continuada de educadores da Secretaria da Educação com a finalidade de propiciar aos profissionais da educação a continuidade de estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Para obter o benefício, o professor tem que firmar compromisso de que permanecerá no magistério público estadual, após a conclusão do curso, pelo prazo mínimo proporcional ao tempo em que o benefício foi recebido. As bolsas são concedidas para que os docentes possam fazer o mestrado ou doutorado em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, na área inerente à disciplina do cargo exercido ou na área da educação

terça-feira, 22 de março de 2011

Concurso Cultural - Revista Nova Escola

A Revista Nova Escola, lançou um Concurso Cultural, para participar do Concurso cultural Inclusão na prática, que será realizado no período de 16 de março a 16 de abril de 2011, responda à pergunta: "Na sua opinião, quais são os maiores benefícios proporcionados pela educação inclusiva?" O texto pode conter, no máximo, 300 caracteres. Os premiados receberão 1 (um) exemplar do livro Inclusão: Um Guia para Educadores, da editora Artmed. Vale a pena participar pessoal, e também aproveitem para visitar o site da revista Nova Escola, que traz diversas matérias sobre a nossa prática profissional, aproveitem.
http://revistaescola.abril.com.br/

Edital do concurso da prefeitura de São Paulo, são 393 vagas para professor

 As inscrições para o Concurso de Ingresso de professores da Prefeitura de São Paulo, ficarão abertas através da Internet, no período de 10 horas do dia 04/04/2011 às 14 horas do dia 18/04/2011 (horário de Brasília), e via Banco no período de 04/04/2011 a 18/04/2011. O valor da inscrição é de R$ 67,00 e a remuneração  para Professor de Ensino Fundamental II e Médio: R$ 1.206,49 (um mil, duzentos e seis reais e quarenta e nove centavos). No link, abaixo, você encontra maiores detalhes e a bibliografia. Estudem, preparem-se, é uma excelente oportunidade.
http://www.concursosfcc.com.br/

segunda-feira, 21 de março de 2011

Professores efetivos abandonam Magistério

Hoje, foi publicado no Jornal Folha de São Paulo, que professores "novatos" deixam de dar aulas na rede estadual de ensino de São Paulo, estatísticas mostram que são mais de 2 professores por dia que pedem exoneração de seus cargos, desde do início das aulas foram cerca de 60 pedidos de exoneração, os motivos são vários, superlotação das salas de aula, insegurança profissional, falta de apoio pedagógico e materiais...
Segundo o Jornal : "Para a coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Maria Marcia Malavasi, "o cenário é triste; especialmente na periferia, os professores encontraram escolas sem estrutura, profissionais mal pagos, amedrontados e desrespeitados." "
Acredito que os "novatos" perceberam a grande distância que há do que aprendemos na faculdade e o que realmente encontramos em sala de aula.
Muito tem se investido na Educação, apostilas e livros de qualidade tem chegado às nossas escolas, mas há ainda muito o que se fazer, o desrespeito com a figura do professor é incrível, e a insegurança que sentimos nas escolas é imensa.
A SEE informou que este número é considerado normal.

OFICINAS AOS PROFESSORES NO HOPI HARI E PLAYCENTER

CAROS COLEGAS a SEE assinou convênios com os Parques Temáticos HOPI HARI e PLAYCENTER para a realização de oficinas aos professores quanto à elaboração de projetos sócio-ambientais. É uma excelente oportunidade aos professores que querem ampliar sua visão sócio ambiental.
O convênio tem por objetivo contribuir para uma mudança de paradigma, quanto à elaboração de projetos sócio ambientais, visando uma nova postura frente à maneira de viver, pensar, produzir, e consumir. Além disso, esta parceria enriquece o universo cultural dos educadores de várias áreas do conhecimento, bem como busca ampliar o cenário do processo de ensino aprendizagem por meio de experimentos lúdicos científicos e suas implicações no meio ambiente. Com isto, professores podem tornar suas aulas mais dinâmicas e interessantes.
A participação de professores nas oficinas oferecidas por meio do convênio, é facultativa aos professores da rede pública estadual, não havendo vínculo com orientações técnicas e/ou cursos da Diretoria de Ensino ou da CENP, e nem obrigando a participação de alunos nas atividades oferecidas.
O professor interessado deverá acessar o site das instituições pretendidas, fazer sua inscrição nas datas determinadas e comparecer para a capacitação de seu interesse.
Será, com certeza, muito interessante aos professores que conseguirem participar desta capacitação, afinal, estamos em constante aprendizagem, e manter-nos atualizado é essencial para nossa profissão.

sexta-feira, 18 de março de 2011

OPORTUNIDADE!!!

Atenção professores, se deseja trabalhar na Diretoria de Ensino Leste 2, esta é a hora, estão abertas as inscrições. Vejam:

Inscrições para professores que desejam trabalhar na Diretoria de Ensino.
Requisitos para ser designado:
a)      Ser Titular de Cargo
b)      Ter horário disponível no período diurno
c)      Inscrever-se no período de 21 a 25/03/2011 junto à Assessoria, na própria Diretoria de Ensino.

      Boa sorte à todos que desejam trabalhar na Diretoria de Ensino Leste 2, lá, pelo que me parece, é um ambiente orrganizado e bem acolhedor, a Dirigente Regional de Ensino é a Senhora Professora Marilia Santos de Carvalho Polillo, que está neste cargo, desempenhando suas funções muito bem, há vários anos. A Diretoria de Ensino Leste 2 fica à rua: Mohamed Ibrahim Saleh, 319 - São Miguel Paulista.

quinta-feira, 17 de março de 2011

PROCESSO SELETIVO PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO

Se você deseja ser Professor Coordenador Pedagógico, esta é uma ótima oportunidade, a Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, que tem como Dirigente a professora Rosania, (muito competente e educada) está com as inscrições abertas, até o dia 23/03/2011. Todas as informações, como pré - requisitos, datas de prova e resultados e bibliografia, podem ser retiradas neste link: http://www.deitaquaquecetuba.edunet.sp.gov.br/

Boa sorte a todos.

Ah, já fui coordenadora pedagógica por alguns anos, é uma excelente experiência, aconselho a todos a prestarem a prova.

Bônus 2011 - Mais um ano de tristeza

Já circula pela internet, uma lista com os nomes da escolas estaduais, que não terão direito ao Bônus Mérito. Lembrando à todos que o bônus foi instituido pelo Governo do Estado de São Paulo, com o intuito de melhorar o nível da Educação no nosso Estado.
Embora, eu ache que o Bônus é um bom estímulo, não acredito que isto (por ele só) possa realmente melhorar a qualidade do ensino. Enxergo outros pontos neste emaranhado de questões, e pego como exemplo eu mesma, que penso todos os anos "não faltarei sequer um dia, para ganhar um excelente bônus e pagar um pouco da minha dívida com  o Banco do Brasil, quem sabe meus alunos aprendem mais, tiram excelentes notas e eu recupero meu crédito". Ledo engano, esbarro em algumas questões, que acredito serem as mesmas de muitos colegas, Vejamos:
* Há um número muito grande de alunos por turma, eu tenho, só do período da tarde, 200 alunos, bem isso quer dizer que se eu der 1 trabalho e 1 prova, terei 400 folhas para ler e corrigir. Que horar farei isso??? NO MEU QUERIDO FIM DE SEMANA; Caindo assim minha qualidade de trabalho, por não ter horas de descanso como qualquer outro profissional;
* O pó do giz causa alergias, tenho rinite alérgica, que me dá uma crise de tosse horrível quando uso a lousa, chego a vomitar de tanto tossir; O que é no mínimo constrangedor...
* Devido ao grande número de alunos por sala, tenho que falar alto para que todos me ouçam bem, e acabei desenvolvendo nódulos nas cordas vocais, a garganta dói, encomoda muito, perco a voz...

Claro que com tudo isso, mesmo assim, penso na qualidade das aulas e proponho aulas diferenciadas, para atrair a atenção de meus alunos, preparei uma aula em power point e usei o data show para apresentar aos meus alunos, mas ouvi algo bem desagradável, um aluno comentou "nossa, que preguiçosa, aula assim no telão só pra não ter que escrever na lousa". Detalhe, foi uma aula bem planejada, com vídeos e diversos exemplos ilustrando o conteúdo, passei horas para preparar e então sou chamada de preguiçosa... RIDÍCULO.

Então, volto a lousa e o giz, perco a voz, não tenho mais finais de semana para descansar pois tenho que  corrigir tudo e planejar novas aulas, sinto dores de cabeça por estar sempre sendo julgada pelos  meus alunos e pela sociedade que acha que tudo é culpa do professor... Meu salário é baixo e tenho que pegar muitas aulas para manter um padrão mínimo de vida... Acabo faltando (licença médica) para recuperar a voz e aliviar as dores de cabeça. Perco o bônus... E ainda ouço meus vizinhos comentarem, olha só ganhou 5000 de bônus, isso é que é emprego...