quinta-feira, 30 de junho de 2011

COMO ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO

Claro que para escrevermos uma boa redação, temos que saber quais são as estruturas de um texto narrativo, dissertativo ou descritivo, mas aqui darei algumas dicas gerais, itens que devem ser seguidos em qualquer tipo de redação.
1- Cuidado com seu título, ele deve estar adequado ao assunto tratado em seu texto, nunca grife (sublinhe) o título, apenas o escreva no centro da página, pode - se utilizar uma outra cor de caneta, mas não sublinhe, pois em Língua Portuguesa, só sublinhamos palavras científicas. Confira em qualquer livro, você verá que os títulos são sempre no centro e em negrito, nunca grifado.
2 - Não generalize, seja lá qual for o assunto tratado, você nunca pode generalizar, por exemplo, se estiver falando sobre a corrupção entre os políticos, você pode escrever "uma grande parte dos políticos" , "certa parte dos políticos", "em sua grande maioria os políticos" ou "uma parte dos políticos". Nunca poderá afirmar em qualquer tipo de redação que "os políticos são corruptos" ou "todos os políticos são corruptos". Isto não pode ser feito, isto é generalizar, afinal você não pode provar que são todos corruptos, mas se você afirmar que é apenas uma parte não há problema algum. Isto serve para todos os tipos de pessoas e profissões, nunca generalize.
3 - Em hipótese alguma utilize gírias, palavrões ou expressões chulas.
4 - Não dê sua opinião, não escreva "eu acho que, na minha opinião"
5 - Seja o mais claro possível, lembre - se que você sabe o que quis dizer, mas será que o seu leitor entenderá? Sempre escreva com clareza.
6 - Utilize corretamente a pontuação, se não souber como, estude antes, nada pior que uma vírgula mal colocada. Veja o exemplo:
 Matar a presidente não, é crime.
  Matar a presidente, não é crime.
Perceberam a diferença? No primeiro caso afirma- se que é crime matar a presidente, já no segundo caso afirma-se que isto não é crime.
7 - Não abrevie palavras.
8 - Não use frases de efeito.
9 - Cuidado com o uso de pronomes, se começar em primeira pessoa, não mude no meio do caminho.
"Eu estava andando rápido, pois chovia muito. Chegou em casa um pouco molhada."
10 - Seja coeso, tenha em mente que seu texto tem que ter uma sequência, quem ler sua redação deve perceber que os parágrafos estão interligados, que seguem uma sequência, que tem sentido.
11 - E é claro, sempre revise seu texto antes de entregá-lo para correção, pois é comum "comermos" letras ou até palavras.

Siga estes passos e Boa Sorte.

Escolas de SP recusam alunos em liberdade assistida

Escolas públicas de São Paulo recusam adolescentes em liberdade assistida, ou seja, que cometeram infração e cumprem medida socioeducativa fora da Fundação Casa. O Ministério Público e organizações não governamentais (ONGs) que trabalham com a assistência a esses jovens têm recebido denúncias de familiares que não conseguem efetuar a matrícula. Há relatos de alguns que perderam o ano letivo. Pela lei, todas as crianças e adolescentes têm direito à educação.

Um dos casos investigados pela promotoria ocorreu na Escola Estadual Martins Pena, na zona sul da capital paulista. Apesar de terem efetuado a rematrícula no fim do ano passado, 21 alunos foram transferidos compulsoriamente para uma escola municipal. Só souberam da notícia no primeiro dia letivo, ao serem impedidos de assistir à aula. "Foi uma expulsão branca", diz César Barros, orientador social da Crê Ser, ONG que acompanha dois dos jovens transferidos. O retorno à escola de origem só foi possível graças à mobilização das famílias e à intervenção da Defensoria Pública.
Como frequentar uma escola é obrigatório para quem está em liberdade assistida, ficar fora dela atrapalha a finalização do processo. "Pedi à Secretaria Municipal de Assistência Social a relação das ONGs que trabalham na reinserção desses jovens. Quero saber em quais escolas elas enfrentam resistência", diz João Paulo Faustinoni e Silva, promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Educação (Geduc).
Além do problema estrutural da rede, que opera com carência de vagas, os técnicos citam como motivos da exclusão de razões conhecidas - como a suposição de que esses alunos são indisciplinados e de que os pais não querem que os filhos estudem com um menor infrator - a gargalos mais tênues, como a distorção entre série e idade.
Na cidade de São Paulo há 4.447 adolescentes em liberdade assistida. Com idade de entre 12 e 18 anos, esses adolescentes cometeram algum ato infracional. Parte deles passou um período internado na Fundação Casa e outro tanto foi sentenciado a cumprir apenas essa medida socioeducativa. Durante a liberdade assistida, o jovem vive com a família e recebe acompanhamento de um orientador social. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltamos a questão aqui da  formação precária de nós professores, ninguém nos instruiu como lhe dar em situações como esta, de ter alunos em liberdade assistida nas escolas, algumas pessoas podem pensar, que é só tratá-los de maneira igual aos outros alunos, sem discriminação e sem revelar que são alunos em liberdade assistida. no entanto, alguns, felizmente acredito não ser a maioria, mas alguns destes alunos utilizam do fato de serem "L.A." para impôr o medo entre os outros estudantes, sendo "líderes" negativos, e impondo medo aos professores, sendo indisciplinados ao extremo, e ameaçando os professores que lhe chamam a atenção. É preciso que esses docentes recebam orientação de como agir nestas situações e os alunos devem ser avaliados mais de perto pelas autoridades, é este o real motivo pelo qual algumas escolas se recusam a ter alunos em liberdade Assistida em seu corpo discente. Eu já trabalhei com alunos nesta situação em 3 ocasiões, em duas dela só fiquei sabendo que o aluno estava em L.A. no final do ano letivo, ou seja, ele sempre foi tratado como deve ser, de forma comum, ninguém os discriminou, nem eles mesmo revelaram sua situação aos colegas, eram disciplinados e educados, mas tive também uma terceira experiência, que foi péssima, o aluno fez questão de espalhar pra escola que havia acabado de sair da "Febem", dizia que se olhassem feio pra ele, ele matava mesmo, quebrava lâmpadas, xingava todos, e sim, tínhamos medo dele, foi um ano horrível... e eu desejava sim que ele fosse transferido dali para que eu pudesse trabalhar sem medo, o que não foi feito, e quem saiu foi eu, consegui sair para ser coordenadora pedagógica em outra Unidade Escolar e pude trabalhar.

Fernanda Alves.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Número de alunos por turma

Tanto tem se discutido nos últimos tempos sobre como pode - se melhorar a qualidade da educação no nosso país, então vemos várias questões serem levantadas, há discussões sobre salário, que claro influencia e muito na qualidade do ensino, e não porque simplesmente queremos ganhar mais, não... mas também porque com melhores salários não há necessidade de fazermos jornadas triplas, então, mais descansados daremos aulas melhores, e consequentemente teremos mais tempo para preparar com mais qualidade as aulas, pesquisar materiais e ficar atualizado.
Também temos a questão da formação do professor, sim, é verdade que muitos de nós tivemos uma formação deficiente, e não é uma questão só das turmas de graduação não, não é uma questão exclusiva de nós professores, vejam, quantos profissionais se formam em Direito e não conseguem aprovação no exame da ordem dos Advogados? Isto acontece porque a formação deles, muitas vezes também é ruim.
Mas falando ainda da formação de nós professores, porque nos cursos de Graduação não temos disciplinas para que possamos aprender estratégias de como lhe dar com a violência que enfrentamos diariamente? Por que não há aulas sobre como lhe dar com os pais, como fazer uma boa reunião de pais, como usar a voz adequadamente para que em uma sala superlotada todos os alunos possa nos ouvir, por que não temos aulas sobre a educação inclusiva; nada nos prepara para uma sala de aula. Imaginem que para ser Coordenador Pedagógico nem sequer é exigido o curso de Pedagogia, como você pode ser coordenador PEDAGÓGICO sem ter pedagogia??? Não entendo.
Então junte - se a essa formação deficiente, baixo salário, violência, baixa auto - estima e um grande número de alunos por sala, o resultado só pode ser ruim.
O número exagerado de alunos por turma, também é um grande mal para a educação, imaginem que temos em torno de 45 alunos no ensino fundamental e 50 no ensino médio. Se um professor tiver 10 turmas, ele terá 450 alunos, como avaliá-los com qualidade? Como preparar material diferente para cada dificuldade dos alunos? As melhores escolas, as que tiveram notas altas no Idesp tem poucos alunos por sala. Imaginem se fosse 25 alunos por sala, o professor que aplicasse prova, produção textual, pesquisas, poderia avaliar com mais criticidade cada trabalho realizado e poderia propôr intervenções quando necessário, mas com o número atual de alunos é praticamente impossível, Imagine se você tiver 10 turmas (450 alunos) e tiver que corrigir uma avaliação, uma produção textual e uma pesquisa, você terá que ler 1350 folhas, escrever 1350 comentários, escrever em seus diários de classe 1350 notas, depois disso vem as avaliações de recuperação, olhar os cadernos... É neste ponto que você perde seus finais de semana...

DIMINUIR O NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA É UMA NECESSIDADE PARA QUE HAJA QUALQUER MELHORA NA EDUCAÇÃO.

PRÊMIO VIVA LEITURA

A 6ª EDIÇÃO DO PRÊMIO VIVA LEITURA, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 20 DE JULHO.
O prêmio VIVA LEITURA, tem a iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero- americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura. 
Serão premiados trabalhos nas categorias:
 1) "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias";
 2) "Escolas Públicas e Privadas"; 
 3)"ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam ações na área de leitura. Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 30 mil. As inscrições são gratuitas e terminam nodia 20 de julho.
clique aqui para se inscrever.

terça-feira, 28 de junho de 2011

DATA DA PROVA MÉRITO 2011

As provas serão realizadas nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2011, nos municípios-sede das 91 (noventa e uma) Diretorias de Ensino da Secretaria da Educação, conforme segue:

1º DIA 11/07/2011 MANHÃ 9:00  - DURAÇÃO 4 HORAS
SUPORTE PEDAGÓGICO
CAMPO DE ATUAÇÃO: SUPERVISOR DE ENSINO, Diretor de Escola, Assistente Diretor de Escola e Coordenador



2º DIA 12/07/2011 MANHÃ 9:00 - DURAÇÃO 4 HORAS
CAMPO DE ATUAÇÃO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
e AULA- PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - DISCIPLINA: EDUCAÇÃO.


3º DIA 13/07/2011 MANHÃ 9:00 - DURAÇÃO 4 HORAS
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Professor Educação Básica II e Professor II, das disciplinas: Língua
Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês,
Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física, Química, História, Geografia,
Filosofia, Sociologia, Psicologia e Educação Especial, nas áreas de deficiências: Auditiva, Física,
Mental e Visual.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Escolas serão investigadas pelo ministério público- Escola Aurélio Buarque de Holanda

Olá, novamente venho dizer aqui que não quero ofender ninguém, não trabalho na escola Aurélio Buarque, não conheço  o diretor ou diretora de lá, mas sim, temos um bairro que precisa urgentemente melhorar, só isso. Sinto muito se ofendi alguém, não é esse o meu objetivo, mas queria mostrar que os problemas da educação estão além dos muros da escola, é necessário fazer com que a sociedade sinta que a educação é algo imprescindível, que precisamos dela para melhorarmos, só isso gente, não quero ofender ninguém, sendo assim, vou retirar o post do ar, e pedir desculpas aqui, publicamente, mas espero que os profissionais que trabalham nesta escola consigam recuperá-la, e que os bons alunos se tornem maioria, precisamos de uma escola boa para termos um bairro bom e precisamos de um bom bairro para termos uma boa escola, moro aqui desde que nasci, ainda não pretendo mudar, mas não concordo com muitas coisas que acontecem por aqui, não sou burguesinha, nem pseudo intelectual, mas achei que podia dar minha opinião, mas se minha opinião ofende as pessoas só tenho que pedir desculpas,  sinto muito.
Não quero que meus comentários ofendam qualquer pessoa, seja professor, gestor, aluno ou morador...  Meu principal objetivo ao colocar o post no ar, foi mostrar que a educação é algo mais amplo do que simplesmente ter a escola, a lousa, o giz, o professor e o aluno. Precisa - se ter vontade de ambas as partes, é necessário que os pais (interessados na educação de seus filhos) façam parte do conselho de escola e da APM, não só no papel, mas presente mesmo de corpo e alma, é preciso que a polícia esteja mais presente na área para evitar a presença de traficantes que possam viciar nossas ciranças, é preciso que a prefeitura limpe a área e faça uma campanha educativa para não se jogar lixo na rua, é preciso ter aquele projeto "biblioteca móvel" ali na praça em frente a escola, para que se comece a valorizar a leitura, é preciso que os pais entendam que os professores tem o mesmo objetivo que eles, ver essas crianças bem formadas, e que não haja mais violência, porque apesar de algumas pessoas não concordarem , sim acontece agressões verbais aos professores, quando chamam a atenção de alunos indisciplinados, é preciso que isso acabe, é preciso que o bairro melhore, para que a escola melhore, é preciso que os gestores desta escola, convidem a comunidade para fazer parte dela, assim, eles valorizarão mais, é preciso que a escola também melhore para que o bairro também melhore. Foi esta minha intenção, mostrar que as dificuldades da escola está além de seus muros e também dentro de seus muros, longe de mim querer ofender alguém... Eu sou filha de nordestinos, sei muito bem o que é sofrer preconceito, talvez tenha me expressado mal e é por isso que peço desculpas.  no início não achei que estivesse errada, pois tive diversos comentários, 13 para ser exata, concordando comigo e alguns criticando os gestores da escola, só tive 1 comentário contra, quando li, o exclui sim, mas também o respondi, e até me desculpei, depois esta mesma pessoa (anônimo) mandou mais 2 comentários (a mesma pessoa) dizendo que sou preconceituosa, digo que não quero disseminar preconceito algum, não quero e nunca quis ofender, humilhar, diminuir qualquer pessoa, não foi essa minha intenção e é por isso que venho aqui me desculpar novamente.
Achei que se falasse dos defeitos do nosso bairro o poder público tomaria decisões de nos ajudar e melhorar a região, não foi para ofender ou humilhar ninguém, afinal moro aqui também né... Quem esteve acompanhando viu quando escrevi o que ouvi de uma fiscal do Master e do Extra também, sabe que não menti, precisamos de casa de cultura, precisamos de esporte, para evitar que nossas crianças fiquem pelas ruas aprendendo o que não se deve. É triste, ao invés de me criticar tanto, porque você não ajuda também, parece ser uma pessoa esclarecida, poxa ... se ofereça para fazer parte da conselho de escola, são pessoas assim que precisamos lá. Sinto muito se a (o) ofendi, não uqero fazer mal a quem quer que seja.
Fernanda Alves

terça-feira, 21 de junho de 2011

MATERIAL PARA ESTUDO - PROVA MÉRITO 2011

BIBLIOGRAFIA PROVA MÉRITO 2011 - MATERIAL PARA ESTUDO

PERFIL DOS PROFESSORES PEB-II

PARTE GERAL COMUM A TODAS AS ÁREAS CULTURA GERAL E PROFISSIONAL

Uma cultura geral ampla favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação, a possibilidade de produzir significados e interpretações do que se vive e de fazer conexões - o que, por sua vez, potencializa a qualidade da intervenção educativa.
Do modo como é entendida aqui, cultura geral inclui um amplo espectro de temáticas: familiaridade com as diferentes produções da cultura popular e erudita e da cultura de massas e atualização em relação às tendências de transformação do mundo contemporâneo.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

USP OFERECE CURSO GRATUITO À PROFESSORES

Se você é de Ribeirão Preto, não pode perder esta oportunidade, o curso oferecido pela USP em parceria com o MEC é um aperfeiçoamento aos docentes. O público alvo são professores do Ensino Médio da Redé Pública da cidade de Ribeirão Preto.
 A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP está oferecendo a oportunidade para que professores façam cursos gratuitos de aperfeiçoamento em Educação Ambiental.
As aulas surgiram em uma parceria entre o Ministério da Educação e a  Faculdade, que abriu a oportunidade para que o conhecimento em educação ambiental seja difundido em níveis diversos de escolaridade.
Assuntos do curso de educação ambiental
Durantes as aulas os alunos irão ver diversos aspectos da educação ambiental. Com as novas leis protegendo o meio ambiente e a preservação em pauta, o curso vem em boa hora, pois é preciso ir mais afundo para que as idéias perpetuem pelas gerações, e nada melhor que começar na educação básica.
Serão abordados em sala de aula Responsabilidade Social, Heranças Históricas e Empreendedorismo Social, Desenvolvimento e Meio ambiente, Ética e Meio Ambiente e Novos Paradigmas Organizacionais, Capital Social e Cooperativismo. Os tópicos serão vistos em módulos.
Os interessados devem fazer a inscrição pessoalmente na USP ou pelo telefone (16) 8174-3515. O curso completo tem duração de 18 horas e será ministrado com encontros quinzenais. As aulas devem começar na primeira semana de agosto e acontece sempre aos sábados, visto a carga de trabalho dos professores. Ao final, haverá emissão de certificado.

Suspensão do dia 24 de junho

Em razão desta suspensão, teremos que repôr as horas não trabalhas, ficando 1 hora a mais por dia, até o total de horas que deveríamos cumprir no dia 24 de Junho. Eu concordo plenamente com isso, e acho justo cumprirmos estas horas, espero que todos cumpram, porque isto também prejudica a Educação no nosso país, os Diretores que "deixam pra lá" estão contribuindo para a piora do ensino, pois com estas horas, os professores podem desenvolver mais aulas, estudar, corrigir e preparar provas, é claro que sempre os professores irão pedir para não cumprir estas horas, para que o "chefe" faça vista grossa, mas não deve aceitar, deve sim exigir o cumprimento de tudo, e é pouco, são cerca de 5 horas apenas. Cabe ao supervisor verificar se isto realmente será cumprido.

Foi suspenso o expediente do dia 24 de junho de 2011 nas escolas estaduais

Decreto Nº 57.050/2011

Suspende o expediente nas repartições públicas estaduais no dia 24 de junho de 2011 e dá providências correlatas

GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
Considerando que a suspensão do expediente nas repartições públicas estaduais no próximo dia 24 de junho se revela conveniente à Administração Estadual e ao servidor público; e
Considerando que o fechamento das repartições públicas estaduais deverá ocorrer sem redução das horas de trabalho semanal a que os servidores públicos estaduais estão obrigados nos termos da legislação vigente,
Decreta:
Artigo 1º - Fica suspenso o expediente das repartições públicas estaduais no dia 24 de junho de 2011 - sexta-feira.
Artigo 2º - Em decorrência do disposto no artigo 1º deste decreto, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas, à razão de 1 (uma) hora diária, a partir do dia 13 de junho deste ano, observada a jornada de trabalho a que estiverem sujeitos.
§ 1º - Caberá ao superior hierárquico determinar, em relação a cada servidor, a compensação a ser feita de acordo com o interesse e a peculiaridade do serviço.
§ 2º - A não compensação das horas de trabalho acarretará os descontos pertinentes ou, se for o caso, falta ao serviço no dia sujeito à compensação.
Artigo 3º - As repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal no dia mencionado no artigo 1º deste decreto.
Artigo 4º - Caberá às autoridades competentes de cada Secretaria de Estado e da Procuradoria Geral do Estado fiscalizar o cumprimento das disposições deste decreto.
Artigo 5º - Os dirigentes das Autarquias Estaduais e das Fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público poderão adequar o disposto neste decreto às entidades que dirigem.
Artigo 6º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mensagem do dia

Penso em Educação como algo maior, algo que deva ser a única prioridade de toda uma nação, pois um povo realmente educado se previne de doenças, tem saneamento básico, conhece e cobra seus direitos, não é tão violento. Ainda acredito em Educação, acredito que podemos ser melhor... creio em um amanhã melhor.
Fernanda Alves.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROVA DE PROFº COORDENADOR.


FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROVA DE CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR COORDENADOR (carimbo da U.E)

Ilmo. Sra. Dirigente Regional da Diretoria de Ensino Leste 2:

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR COORDENADOR E PROFESSOR COORDENADOR DA OFICINA PEDAGÓGICA.

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO LESTE 2
Edital de abertura de inscrições para processo seletivo de Professor Coordenador e Professor Coordenador da Oficina Pedagógica - 2011
A Dirigente Regional de Ensino da DER Leste 2 da Capital torna pública a abertura de inscrição para Processo Seletivo de Professor Coordenador e Professor Coordenador da Oficina Pedagógica, nos termos da Res. SE nº 88/2007 e nos termos da Resolução SE nº 21/2010, alteradas pela Res. SE nº 53/2010,Res.SE n° 55/2010 e Instrução Conjunta CENP/DRHU, de 14/10/2009, para os seguintes campos de atuação:

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROVA DE COORDENADOR PEDAGÓGICO

De 13/06 a 22/06/2011 estarão abertas as inscrições para o credenciamento de Professor Coordenador (PC) e Professor Coordenador da Oficina Pedagógica (PCOP).
Os candidatos deverão realizar a inscrição nas unidades escolares da Diretoria de Ensino LESTE 2 em que está classificado ou tem sede de controle de freqüência.
No ato da inscrição, o candidato deverá entregar ao Diretor de Escola o Requerimento preenchido (modelo neste site). O Diretor de Escola assinará uma declaração comprovando os requisitos citados no Item 1 do esdital, (edital neste site) anexará ao requerimento e entregará ao candidato comprovante de inscrição.
O Diretor de Escola deverá entregar um envelope contendo todos os requerimentos de inscrição com as declarações anexas,  acompanhados da "Planilha PC e PCOP" impressa e em disquete/CD, no protocolo da DER Leste 2, no dia 24/06/2011.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

FRASE DO DIA

"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Adicional de Local de Exercício - ALE - entenda como funciona

Adicional de Local de Exercício

O Adicional de Local de Exercício (ALE), ou difícil acesso,  foi instituído pela Lei Complementar 669, de 20 de dezembro de 1.991 e alterado pela Lei Complementar 836/97, com a finalidade de estimular as atividades desenvolvidas em escolas da zona rural e nas zonas periféricas das grandes cidades que apresentem condições ambientais precárias, localizadas em região de risco ou de difícil acesso. O adicional corresponde a incremento remuneratório de 20% calculado sobre o valor da faixa e nível nas quais se acha enquadrado o servidor, observada a jornada de trabalho a que estiver sujeito.
A lei foi regulamentada pelo Decreto 36.447, de 12 de janeiro de 1993. De acordo com as normas do mencionado decreto, a expressão zona rural aplica-se às regiões assim definidas pela legislação municipal de zoneamento; zona periférica de grande centro urbano com condições ambientais precárias é aquela localizada em região mais afastada do centro urbano dos municípios integrantes da Região Metropolitana de São Paulo e dos municípios com população igual ou superior a 250.000 habitantes, carentes de infra-estrutura e serviços urbanos; região de risco é aquela que apresenta perigo à integridade física da comunidade escolar em virtude dos índices de violência e criminalidade registrados no local e região de difícil acesso é aquela que apresenta acidentes geográficos que dificultem a chegada à unidade escolar ou aquela cujo serviço de transporte coletivo é precário.
As unidades escolares abrangidas pelas regiões acima definidas serão identificadas pela Diretoria de Ensino respectiva e seu reconhecimento para fins do pagamento da vantagem depende de ato do Secretário da Educação.
É preciso salientar que algumas escolas, nos últimos anos, perderam o direito ao ALE, isto ocorreu simplesmente porque estas escolas ficam em regiões que passaram a não serem mais reconhecidas como de difícil acesso, afinal as linhas de ônibus e microônibus se multiplicaram nos últimos anos, facilitando a acessibilidade das pessoas, e outras Unidades Escolares, que não recebiam o ALE, passaram a contar com este recurso a mais, devido ao grande número de boletins de ocorrência, demonstrando que este lugar é considerado perigoso.
 

TEM + MATEMÁTICA

Alunos da rede terão plantão de dúvidas em Matemática
Programa “Tem + Matemática” é uma iniciativa da Secretaria em parceria com o BID, a USP e a FIPE e entrará em vigor no início do segundo semestre;Monitoria será feita por universitários de cursos de licenciatura da disciplina
A partir de agosto deste ano alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede estadual com dificuldade em matemática poderão contar com o apoio de um plantão de dúvidas nas escolas, durante o contraturno das aulas regulares. Com o nome de “Tem + Matemática”, a iniciativa terá estudantes de cursos de licenciatura da disciplina à frente da monitoria.
A iniciativa faz parte de um projeto-piloto, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), professores da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

terça-feira, 7 de junho de 2011

CADASTRO PARA NOVOS PROFESSORES

 OLÁ PROFESSORES, SE VOCÊS NÃO REALIZARAM A PROVA DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES DE 2010 OU NÃO TEM CADASTRO NA DIRETORIA DE ENSINO LESTE 2, MAS DESEJAM LECIONAR NESTA DIRETORIA - APROVEITEM ESTE MOMENTO, POIS NOVAS INSCRIÇÕES FORAM ABERTAS, DE 06/06 À 17/06.  VEJAM O EDITAL:

segunda-feira, 6 de junho de 2011

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO - NOVO CONCURSO

Concurso Público para o cargo de Executivo Público, com salário de R$ 2.700,00 por jornada de 40horas semanais, para concorrer a este cargo é necessário ensino Superior Completo, em qualquer área. O Executivo Público, trabalhará nas Diretorias de Ensino, diretamente com o Dirigente. (245 vagas).

Concurso Público para o cargo de Oficial Administrativo, com salário de R$ 710,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. (1203 vagas)

Para concorrer basta inscrever-se pela internet, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2011, até as 16h e efetuar o pagamento das taxas no valor de R$ 39,80 e R$ 23,88, respectivamente.

CONCURSO PROFESSOR - FATEC MOGI MIRIM

Acham-se abertas inscrições para o Concurso Público por Tempo Indeterminado, para provimento do emprego público de Professor Associado I, a ser exercido na Fatec Mogi Mirim - Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim "Arthur de Azevedo", sob o regime da CLT e legislação complementar, com um valor de hora aula de R$ 22,50.

POSSÍVEL DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO SERÁ INVESTIGADO


Tribunal de Contas investigará desperdício com kit anti-homofobia

Ministro-relator das contas do Ministério da Educação quer saber quanto já foi pago e como feito o contrato


O cancelamento da distribuição dos kits anti-homofobia, teria gerado um desperdício de dinheiro público, e é o que o TCU irá investigar.
Os kits foram preparados pelo MEC, mas foram suspensos a pedido da presidenta Dilma Rousseff. Fernando Haddad, minstro da Educação, disse no Senado que os kits poderão sofrer reformulações para que, possa combater outros preconceitos, e que essa reformulação não implicaria em mais custos ao governo.

APÓS DENÚNCIA MEC RECONHECE ERROS EM LIVROS

Os livros que apresentam erros grosseiros em Matemática, foram distribuídos à escolas públicas da zona rural do país, haverá uma investigação formal para que os responsáveis pelo envio do material didático sejam identificados, acredito que o MEC e a CGU não terão dificuldades em identificar os responsáveis, mas daí a  acreditar que terão qualquer tipo de punição...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

FRASE DO DIA

"Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força, e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. Mas se sua crença se baseia na fé, você perceberá que a discussão é inútil e, portanto, recorrerá à força, ou na forma de perseguição ou anestesiando e distorcendo as mentes das crianças no que é chamado 'educação'."
  Bertrand Russell

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Música "você quer"

Se é que eu posso chamar isto de "música", esta letrinha está na boca dos nossos alunos, com certeza, muito de nós já ouvimos eles ficarem repetindo "Você, você, você, você, você, você, você quer?"
O que me preocupa na realidade é saber, onde é que estas crianças estão ouvindo este tipo de letra que incentiva um comportamento de prostituição? Sabemos que não é nas salas de aula, não somos nós professores que permitimos que eles ouçam este tipo de coisa, mas infelizmente, em muitos lares, os pais são omissos, permitem sim que seus filhos ouçam esta música, cantem, e fiquem repetindo, será que eles nunca pararam para saber o que significa a letra?

Campanha pela valorização do professor

O movimento Todos pela Educação, colocou no ar um site da campanha: "Um bom professor, um bom começo". Onde há vídeos, depoimentos e músicas.

BOM DIA

Desejo - lhes um Bom Dia, mas o que esperar de um Bom Dia? Pode ser um dia de sol, para dona de casa que quer lavar suas roupas, pode ser um dia de chuva para um agricultor. O que é um Bom Dia? Pode ser um dia em que uma criança sorri pra você, ou quando você tiver motivos pra sorrir, um Bom Dia, pode estar na simplicidade de poder caminhar, falar, ouvir, ou ainda mais, um Bom Dia pode ser o dia em que você encontrou o seu amor, cruzou os olhos de alguém e sentiu o coração disparar.
Desejo - lhes um Bom Dia, e isto pode ser um dia sem bombardeio, um dia sem terremoto, sem crimes, sem violência, um dia sem terror ou horror, um dia em que não se caía uma lágrima por dor.
Desejo - lhes um Bom Dia, pode ser o dia mais feliz da sua vida, ou um dia em que nada saiu do planejado, conseguiu cumprir suas tarefas, isto também é um Bom Dia.
Seja lá o que você precise para ter um Bom Dia, é isto que lhe desejo... Bom Dia.

FERNANDA ALVES DA SILVA

A polêmica do livro didático "Por uma vida melhor"

A Associação Brasileira de Linguística, em nota oficial no dia 20/05, defendeu o livro didático de Português distribuído pelo MEC, entitulado de "Por uma vida melhor", também defendo o uso da obra, mas devemos ter alguns cuidados.