terça-feira, 20 de setembro de 2011

E o Inglês sumiu!!!!!!!!!!!!!

Numa busca incessante de como melhorar a Educação no Estado de São Paulo, houve mais uma das idéias, que considero absurdas, a retirada das aulas da disciplina de Inglês, das turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Médio Noturno. Não, os leitores não estão lendo errado, é isso mesmo, de acordo com a nova Matriz Curricular, a ser implantada a partir de 2012, as aulas de Inglês não constarão nestas séries. Bem, não sei realmente no quê se basearam para tomar esta decisão, falam em globalização, então eles enfatizarão a Língua Espanhola, em detrimento da Língua Inglesa, e assim teremos muitos professores adidos.
Aliás, me ajudem a entender, houve escolha do livro didático de Inglês, já chegaram nas escolas livros que usamos este ano, e então???? Serão jogados no lixo porque decidiram tirar esta disciplina??? Houve concurso para Inglês, e estes novos professores??? Já vão entrar na rede sem aulas??? Não houve concurso para Espanhol, quem ministrará estas aulas????
Sinto muito, mas quanto mais eu leio, quanto mais fico sabendo das decisões em relação à Educação, mais Rivotril preciso tomar!!!!!!!
E, vocês acham realmente, que os alunos terão condições de escolher qual matriz curricular será melhor para eles, os alunos saberão escolher com criticidade quais disciplinas deverá ter no último ano do Ensino Médio?? Creio que não, mas como sempre, minha opinião não é levada em conta, afinal eu sou apenas mais uma professora, sou eu que vou ter que trabalhar com esta Matriz Curricular, mas minha opinião, como a de todos os professores, simplesmente não conta, somos "café com leite".

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Resultado da prova mérito sairá em Outubro

Olá colegas, eu sei que estão ansiosos pelo resultado da prova mérito e é claro para saber de quanto será o reajuste. Segundo li no site Agora - SP, a lista com o nome dos professores e funcionários do magistério que foram aprovados na prova será divulgada em Outubro. Se isto for mesmo real, acredito que o professor que foi aprovado, receberá o reajuste no mês de Novembro com valor retroativo à 1º de Julho. Bem... parabéns aos aprovados, sinto pelos reprovados, e sinto mais ainda pelos impedidos de realizar a prova (eu me enquadro neste último).


Um abraço Fernanda Alves.

SAIU O RESULTADO:
Enfim saiu o resultado da "sofrida" prova mérito 2011.  Os aprovados receberão o reajuste em Novembro, com valor retroativo a Julho.

clique aqui e confira se você foi aprovado.

PRÊMIO SESC DE LITERATURA


AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS ATÉ O DIA 30/09/2011.


O PRÊMIO

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio SESC de Literatura. Lançado pelo SESC em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além da divulgação das obras, o Prêmio SESC também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC e SENAC em todo o país. Mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o Prêmio SESC de Literatura cumpre um importante papel na área de cultura, proporcionando uma renovação no panorama editorial brasileiro.

PARTICIPE

Aos autores iniciantes, que ainda não tiveram chance de mostrar ao público suas idéias e sua criação, este é o caminho. As inscrições para o Prêmio SESC de Literatura são gratuitas e aceitas em todo o Brasil. Basta procurar a unidade mais próxima do SESC na sua cidade. Cada concorrente pode participar com uma obra, nas categorias conto e romance. O vencedor terá seu livro publicado e distribuído pela editora Record. Participe! Esta pode ser a chance de sua obra chegar às principais livrarias do país. Confira as regras do concurso no edital.

MAIS INFORMAÇÕES:

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aumento dos dias letivos de 200 para 220 dias


O ministro Fernando Haddad, fez uma palestra, hoje, 13/09/2011, no congresso internacional de Educação, após sair do congresso disse: "Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes".
O MEC (Ministério da Educação) quer aumentar o número de dias letivos do calendário escolar, passando de 200 para 220 dias. A ideia é ampliar gradualmente o tempo das crianças e adolescentes na escola, atingindo o patamar de 220 dias em quatro anos.
De acordo com o ministro, o MEC já fez reuniões com o Consed (Conselho Nacional de Educação) e com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Haddad disse que o plano ainda está em fase inicial, pois será preciso formar consenso antes de enviar um projeto de lei sobre assunto ao Congresso Nacional.
A ideia de ampliar o tempo de crianças e jovens na escola surgiu a partir de pesquisas. "Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar", afirmou o ministro.

FONTE: FOLHA.COM.BR
http://www1.folha.uol.com.br/saber/

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PASMEM SENHORES... PASMEM



Penso senhores, que os representantes do povo devem criar leis que protejam o povo, que protejam o cidadão, lembram aquelas cenas horríveis de violência, a alguns anos atrás, que acabou em morte, no jogo entre São Paulo e Palmeiras? E quantas mais cenas de violência vimos nos estádios, mas... mesmo assim... na última quarta - feira a Assembleia Legislativa de São paulo aprovou um projeto de lei que permite o uso de mastro nos estádios. Por favor senhores, no meio de uma confusão, quando o sangue ferve mesmo.,.. eles não vão nem lembrar que poderão ser identificados,  os mastros terão uma numeração, mas eles usarão como arma, os senhores sabem disso, se as câmeras de televisão, que filmam seus rostos não intimidam os brigões, os senhores acreditam que uma numeração os impedirão??... Sinto muito pelas torcidas organizadas, pois, a filosofia delas é pela não violência, mas não é o que vemos na prática, ou os senhores já se esqueceram da morte do corinthiano por um grupo de palmeirense a poucos dias... ah sim, não foi parente dos senhores, então... já se esqueceram, vou relembrá-los, era uma rapaz de 27 anos, Douglas Silva, que foi espancado até a morte e jogado no rio Tietê. Mas li recentemente a notícia abaixo no site do UOL, e fiquei... deixe - me pensar em algumas palavras para expressar o que senti... triste, revoltada, depressiva, envergonhada, ... será que foi pra isso que votei nestes políticos meu Deus. Já ouviram falar neste ditado "muito ajuda quem não atrapalha", pois bem, se não tem nenhum projeto de lei decente para expôr, então não faça nada. Leiam o texto:
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que permite que os torcedores voltem a portar bandeiras com mastro nos estádios de futebol do Estado. O artefato foi proibido nas arquibancadas paulistas há 15 anos, por estar sendo usado, à época, como arma em confrontos entre torcidas. Agora, para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
A proposta, de autoria do líder do PT na Casa, Enio Tatto, foi aprovada graças a um acordo costurado pelas lideranças partidárias com este objetivo. O Ministério Público e as torcidas organizadas apoiam a nova norma. Já a Polícia Militar tomou conhecimento do teor do texto e não se opôs.
O projeto libera os mastros mas regulamenta seu uso, que será exclusivo das torcidas organizadas. Se o documento for aprovado, será “permitido às torcidas organizadas e cadastradas portar bandeiras com mastro de bambu ou de produto similar, durante as partidas oficiais de futebol, nos locais devidamente especificados e delimitados pela FPF (Federação Paulista de Futebol) para as torcidas organizadas”.
Além disso, pelo projeto de lei, os portadores de bandeiras deverão ser cadastrados pelo organizador do evento, pela FPF, ou pela Polícia Militar. Poderão ser cadastrados até dois responsáveis para cada mastro, que será marcado com o número de cadastro de seu portador, sendo proibida a sua utilização por terceiros não cadastrados. Fazer uso do mastro em atos de violência poderá levar o seu portador e a torcida organizada ao banimento dos estádios de futebol pelo prazo de um a cinco anos.
O mesmo projeto de lei que traz a regulamentação dos mastros determina que os torcedores sejam identificados e cadastrados no ato da compra do ingresso. Se, por acaso, o comprador doar seu bilhete a outra pessoa, terá que constar nos arquivos de controle do evento os nomes tanto do doador quanto da pessoa que efetivamente irá ao estádio.
Parabéns senhor Enio Tatto, por apresentar um horrível projeto de lei, parabéns por me causar náuseas ao saber que o senhor tomou esta atitude... parabéns.

Tabletts serão distribuidos aos alunos em 2012

Durante uma palestra, na 15ª Bienal do livro, nosso caro Ministro da educação Fernando Haddad, anunciou que em 2012 os alunos da rede pública de ensino receberão tabletts para universalizar o acesso dos alunos as tecnologias. Segundo o ministro serão distribuídos "centenas de milhares" de tabletts, ainda segundo Fernando, o Ministério da Educação, só no último período, gastou em torno de 70 milhões de reais em conteúdos digitais, como o Portal do Professor e o Portal do Domínio Público.
É senhores... 70 milhões de reais... sou a favor de se inserir a tecnologia no ensino, não há como ficarmos parados no tempo usando GLS (giz, lousa e saliva), temos sim que usar novas tecnologias e metodologias educacionais, inserir nosso aluno no mundo tecnológico, para evitar que eles se tornem analfabetos em tecnologia... mas antes disso precisamos evitar que eles sejam analfabetos mesmo ou analfabetos funcionais... é preciso investir na formação básica do professor, e nas escolas, nas estruturas escolares, nos prédios, que me adianta ter um tablett, com a escola cheia de goteiras, sala de aula superlotada com cadeiras sucateadas, com lousas esburacadas, professores sobrecarregados... primeiro o básico, senhores... primeiro aprenda a engatinhar, para depois se levantar e andar, não queira correr, quando ainda está se rastejando.

ENEM

Nos dias 22 e 23 de outubro, serão aplicadas a 5,3 milhões de estudantes as avaliações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), aguardamos ansiosos pela realização da prova, não sei se a ansiedade é para ver se tudo deu certo, ou para ver o que deu errado desta vez.