quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Origem da palavra SINCERA

Há várias histórias sobre a origem da palavra SINCERA, mas sinceramente a que mais me encanta é esta: Na Roma antiga, escultores desonestos ocultavam com cera as imperfeições de suas estátuas de mármore.Na hora, o comprador não percebia as falhas. Mas depois de um tempo as imperfeições vinham à tona e se descobria que era uma escultura "cum cera".
Sabedores dessa fraude, os escultores honestos faziam questão de ressaltar que suas estátuas eram "sine cera", ou seja, verdadeiras, autênticas, honestas, sinceras. 
Esta palavra é utilizada neste sentido, uma pessoa sincera, é uma pessoa verdadeira, autêntica, honesta, "sem cera que encubra suas imperfeições."

Sincera

De almas sinceras a união sincera
Nada há que impeça: amor não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera,
Ou se vacila ao mínimo temor.
Amor é um marco eterno, dominante,
Que encara a tempestade com bravura;
É astro que norteia a vela errante,
Cujo valor se ignora, lá na altura.
Amor não teme o tempo, muito embora
Seu alfange não poupe a mocidade;
Amor não se transforma de hora em hora,
Antes se afirma para a eternidade.
Se isso é falso, e que é falso alguém provou,
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou."
William Shakespeare

AAdolescente diz ter sido impedida de assistir à aula após pintar cabelo de azul

Renata Tavares
Do UOL, em Uberlândia (MG)

  • Arquivo pessoal
    Isabella pintou o cabelo de azul e teria sido impedida de assistir aula em Minas Gerais
    Isabella pintou o cabelo de azul e teria sido impedida de assistir aula em Minas Gerais
A adolescente Isabella Diamantino ,16, foi impedida de frequentar as aulas em um colégio particular de Uberaba (MG), a 477 quilômetros de Belo Horizonte, por ter pintado o cabelo de azul. Segundo o pai da menina, o advogado Guilherme Diamantino, o diretor da escola teria dito que ela precisaria mudar a cor do cabelo para uma compatível com o regulamento do colégio ou escolher outra unidade de ensino.
Diamantino afirmou que o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira deu prazo de um dia para que Isabella definisse o que iria ser feito. “Eu não fui comunicado sobre isso. Fui espontaneamente até o colégio, conversei com o diretor e ele disse que não seria uma decisão de repente”.
A estudante do 2º ano do ensino médio pintou o cabelo no dia 13 deste mês juntamente com uma amiga, que também estuda no mesmo colégio. O pai conta que a adolescente foi normalmente às aulas até quarta-feira, quando uma das funcionárias a chamou por “menina do cabelo azul” e a levou até a sala da direção.

'Se estivéssemos em 1964, não falaria nada', diz pai

De acordo com o advogado, a funcionária explicou que o diretor havia viajado e deixado ordens para que a adolescente fosse proibida de assistir as aulas.  “Se estivéssemos em 1964, não falaria nada, mas estamos em 2012. É um absurdo. Minha filha não é a melhor aluna, mas nunca teve problemas disciplinares e muito menos repetiu o ano”, disse Diamantino.
Sobre o regulamento do colégio, o pai disse que não tinha conhecimento até a terça-feira. “Tive de ir lá e procurar pelo tal regulamento, porque ninguém me informou sobre”, disse.
Isabella Diamantino preferiu trocar de colégio a mudar a cor do cabelo. “Ela estava bastante triste, porque esse foi um colégio que ela tinha escolhido para estudar”, afirmou. O pai contou ao UOL que ainda não sabe se irá acionar a justiça. “Ainda vamos ver o que vamos fazer”, disse.
Procurado pela reportagem, o colégio disse que não se pronunciará no momento. 

Aluno que usava cueca do Super-Homem processa escola após ter de tirar roupa durante busca por maconha.

Do UOL, em São Paulo*

  • Reprodução
    Estudante usava cueca do Super-Homem durante busca por maconha
    Estudante usava cueca do Super-Homem durante busca por maconha
Um estudante, identificado como D.H., está processando uma escola dos Estados Unidos por ter ficado "traumatizado" após ter sido obrigado a tirar a roupa em uma busca por maconha feita pela direção da unidade. O “striptease” do garoto, então na sétima série, foi feito na presença de outros colegas e revelou que ele usava uma cueca do Super-Homem.
O caso aconteceu em 2011, quando três outros estudantes foram obrigados a tirar a roupa em uma vistoria em busca de drogas. Um deles acusou D.H. de esconder maconha -ele, então, foi chamado à vice-diretoria do colégio para verificação. Observado pelos outros três, os seguranças da escola procuraram na mochila e nos bolsos de D.H., sem encontrar nada.
Mesmo com o garoto que acusou D.H. voltando atrás e dizendo que tinha mentido, a busca continuou. O jovem foi obrigado a tirar a roupa, o que acabou revelando que ele usava uma cueca do herói dos quadrinhos. No entanto, não foi encontrada nenhuma droga.
A mãe do estudante, Angela Dawson, afirma que o estudante não se recuperou do trauma. “Essa situação quebrou as bases da educação do meu filho porque, para que ele possa aprender, precisa acreditar que o que as escolas tentam ensiná-lo é correto. Agora, ele as põe em dúvida, depois que tiraram sua roupa e dignidade. Sua confiança foi quebrada”, disse ao jornal “Daily Mail”.
Segundo o advogado do estudante, Gerry Weber, uma decisão da Suprema Corte americana de 2009 afirma que a escola não pode tirar a roupa de um aluno para fazer uma revista.
(*Com informações do Daily Mail)

FONTE UOL.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MANDARÁ PROVAS DIAGNÓSTICAS ÀS ESCOLAS, PARA SEREM APLICADAS AOS ALUNOS DAS 6º E 7ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. OS RESULTADOS NORTEARÃO AS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES.


Comunicado CGEB/CIMA de 08/02/2012
Sobre a Avaliação da Aprendizagem em Processo
As Coordenadoras das Coordenadorias de Gestão da Educação Básica e
 de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de:
- apoiar as ações de planejamento escolar previstas para o início de 2012;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem
 dos alunos que necessitam de atenção imediata;
- subsidiar a escola e os docentes com orientações para elaboração de pautas conjuntas
 e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da
aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
comunicam:
SAIBA MAIS:

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O QUE É EDUCAÇÃO?

O que é educação? Será tratar bem as pessoas, cumprimentar à todos? Ou será dominar as regras gramaticais, fórmulas matemáticas, entender de ciências, geografia e história... O que será a Educação? Tanto se discute, tanto se fala, tanto se cobra... "Precisamos melhorar a Educação no nosso país", mas ... melhorar exatamente o quê?
A merenda? sim... pois criança com fome não aprende.
A estrutura física das escolas? Sim... pois criança sentando no chão, não aprende.
O material entregue aos alunos? Sim... pois criança sem lápis, caneta, caderno, também não aprende.
Os livros? Sim... pois criança que não lê, não aprende.
As apostilas? Sim, sim... pois criança sem ter o conteúdo das aulas, não aprende.
A motivação dos professores? Sim, pois com professores desmotivados, cansados, as crianças também não aprendem.
A segurança? Sim, pois com medo ninguém aprende.

Mas, tem mais... é preciso entender o que é Educação, educ + ação, educar para se ter uma ação, é preciso educar nossas crianças para que tenham ação, para que não sejam manipulados, precisam ser pessoas de ação.


Poderia aqui culpar o sistema, dizer que a culpa é da Progressão automática, deste sistema de ciclos, poderia dizer também que a culpa é das salas superlotadas, 45, 50, alunos por sala, absurdo dos absurdos, poderia dizer também que o problema é o baixo salário dos professores, que tem que ter uma jornada estafante para ter o mínimo de dignidade em sua vida, é a quantidade acabando com a qualidade. Sim, posso dizer tudo isso, e não estaria errada, mas há mais, há muito mais...
Há a falta de vontade...
A falta de vontade do político, que não se preocupa em melhorar nada, além de sua conta bancária;
A falta de vontade da sociedade que se acomodou, afinal somos bons no futebol, no carnaval... pra quê mais?
A falta de vontade dos pais, só querem que os filhos tenham um lugar pra ficar enquanto eles trabalham, aprender fica em último lugar.
A falta de vontade dos alunos, ninguém cobra deles, então vale a lei do menor esforço.
A falta de vontade dos professores, pois muitos aceitam tudo, não brigam por mudanças.

Pensando em tudo isso... não consigo afirmar o que é educação neste país, nem qual o seu real problema? A Escola muitas vezes sufoca, acaba com a criatividade de uma criança, um professor pode marcar para o bem, como para o mal.
Apesar dos problemas que temos, somos professores, não podemos colaborar para que isso piore, temos que colocar amor em nossas ações, somos criadores... artistas... e somos amados por nossos alunos... e jamais seremos esquecidos...

Portanto, acredito que educação, seja superar as dificuldades, os desafios, e mesmo tendo tudo contra nós, conseguimos alcançar os alunos e mostrar o quanto queremos e trabalhamos para que eles se tornem pessoas de ação, capazes de mudar sua história, é isso que fazemos educamos para que nossas crianças sejam melhores, mesmo num chão seco e cheio de pedras, lançamos nossas sementes, cuidamos, trabalhamos com elas... e as flores nascem... conseguimos, apesar destas dificuldades que o jardim floresça.

Enquanto pudermos formar bem ao menos um aluno... há esperança.

FERNANDA ALVES