sábado, 21 de julho de 2012

Como se preparar para um concurso


Prestar qualquer tipo de prova, seja vestibular, concursos, ou até mesmo a prova mérito dos professores deixa qualquer pessoa ansiosa, e a ansiedade pode ser um inimigo muito poderoso, controle - se, lembre -se que você estudou, se preparou e sabe o conteúdo, então não há o que temer, prova simplesmente é o momento de provar o que se sabe, então relaxe, ao receber a prova leia - a com calma, eu aconselho ler duas vezes cada pergunta antes de responder, afinal é normal termos "pegadinhas" nas provas, algumas questões pedem que assinalem a alternativa CORRETA, já outras pedem que assinalem a alternativa INCORRETA, se você não ler claramente terá grandes chances de se confundir e errar. Portanto, leia pelo menos duas vezes cada questão antes de respondê-la. 
Leve consigo uma pequena barra de chocolate, o chocolate ativa o cérebro, e você terá um resultado melhor. Lembre -se também de levar uma régua, transparente para evitar problemas com os fiscais, a régua é essencial para que você passe as respostas para o gabarito sem erros.
Alguns dias antes da prova, procure exercitar os dois lados do cérebro, isso é fácil se você é canhoto, tente fazer o maior número de atividades com a mão direita, se você é destro procure fazer o maior número de atividades com a mão esquerda, por exemplo escovar os dentes, pentear o cabelo, comer. Com isto o lado menos usado de seu cérebro estará mais ativo no dia da prova, e com certeza você precisará dos dois lados para passar. Uma boa dica também é, nos dias que antecedem a prova, você treinar seu cérebro também com esta atividade: Coloque uma venda em seus olhos e ande pela sua casa, tente memorizar onde estão os móveis, os objetos, treine, desta maneira a parte da memória estará mais ativa e você lembrará do que estudou na hora da prova.
Boa sorte, mas tenha certeza nenhuma dica pode salvar quem não estuda, leia, leia muito, leia sempre.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Prova Mérito 2012 - datas de realização - processo de promoção 2012 datas de realização - EDITAL DE CONVOCAÇÃO- LOCAIS DAS PROVAS.

As provas serão realizadas nos dias 25, 26 e 27 de julho. Locais, horários e datas podem ser conferidos no site da Fundação Vunesp: www.vunesp.com.br

Precisando comprar imóvel, utilize o plano minha casa minha vida, saiba mais clicando em:
www.medinanegocios.blogspot.com
EDITAL DE CONVOCAÇÃO:




SEÇÃO I

COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSO DE PROMOÇÃO

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Prova mérito 2012 consulta de dados no GDAE - processo de promoção do quadro do magistério 2012

PROVA MÉRITO 2012 - Processo de Promoção: consultas de dados no GDAE está disponível.

Precisando comprar imóvel, utilize o plano minha casa minha vida, saiba mais clicando em:
www.medinanegocios.blogspot.com


Pré-inscritos deverão acessar o GDAE para verificar se todos os requisitos previstos foram atendidos
Os candidatos do quadro de magistério inscritos no processo de promoção já podem verificar, na página do GDAE, se atendeu aos requisitos legais para continuar na ação e realizar a prova.
A prova do processo de remoção está prevista para acontecer ainda neste mês de julho.

FONTE:
Secretaria Estadual de Educação.

 


Computador do Professor - inscrições abertas até o dia: 20/07/2012


Servidores têm até sexta-feira para se cadastrar no programa Computador do Professor

Servidores interessados em se inscreverem no programa, devem efetuar seu cadastro até sexta-feira (20)
Professores e servidores da rede estadual de ensino têm até sexta-feira (20) para se inscreverem no programa Computador do Professor. Por meio dele, educadores e funcionários da rede têm a possibilidade de adquirir notebooks com financiamento sem juros.
Para se cadastrar acesse aqui a página do Computador do Professor.
O programa, que teve início em 2009, caminha para o final da sua segunda e última etapa. Ao todo, cerca de 50 mil servidores foram contemplados ao longo de três anos e puderam adquirir computadores pela facilidade do financiamento a juro zero.
A segunda etapa do programa tevce início em 2011, somente para os servidores que ainda não haviam adquirido seu computador por meio do programa. Servidores interessados em adquirir seu notebook por meio do programa têm até sexta-feira (20) para efetuar seu cadastro.
Vale ressaltar que servidores que já iniciaram o processo de compra, mas ainda não receberam seus computadores não serão prejudicados pelo fim do programa e receberão o computador normalmente.

 


Curso gratuito para professores - Programa Currículo e Prática Docente está com inscrições abertas até 31/7


Programa Currículo e Prática Docente está com inscrições abertas até 31/7 

Precisando comprar imóvel, utilize o plano minha casa minha vida, saiba mais clicando em:
www.medinanegocios.blogspot.com
Ao todo são 6,6 mil vagas, distribuídas em 13 cursos para educadores da rede estadual de ensino de São Paulo
Até o dia 31 de julho os docentes das escolas estaduais do estado de São Paulo poderão se inscrever na segunda edição do programa Currículo e Prática Docente. São oferecidas 6.600 vagas distribuídas em 13 cursos.

O programa, destinado aos educadores em exercício no quadro de magistério da rede estadual de ensino, é da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e viabilizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP).

Podem participar professores nas funções de professores-coordenadores de Núcleo Pedagógico, diretores, vice-diretores, professores-coordenadores nas unidades e professores de educação básica.

As inscrições devem ser feitas no site da EFAP.


Os 13 cursos oferecidos são arte, biologia, ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, matemática, língua estrangeira moderna (inglês), língua portuguesa, química e sociologia.

As aulas começam em 18 de agosto e seguem até dezembro. Cada curso terá carga horária de 260 horas, divididas em duas etapas. A primeira, de 60 horas, comum a todos os professores, abordará informações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (pelo qual os participantes terão acesso ao conteúdo), a política educacional da Secretaria de Estado da Educação e questões gerais da formação na área pedagógica. A segunda, de 200 horas, será específica para cada disciplina.

FONTE:
www.educacao.sp.gov.br

quarta-feira, 11 de julho de 2012

PROVA MÉRITO INGLÊS



GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO



PROCESSO DE PROMOÇÃO POR

MERECIMENTO DO QUADRO DE MAGISTÉRIO


PARA CONSULTAR DATAS E LOCAIS DE RALIZAÇÃO DA PROVA CLIQUE EM INÍCIO NO CABEÇÁRIO DESTE SITE.


PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II DE

LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS
Precisando comprar imóvel, utilize o plano minha casa minha vida, saiba mais clicando em:
www.medinanegocios.blogspot.com

PROVA MÉRITO PORTUGUÊS


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO


PROCESSO DE PROMOÇÃO POR
MERECIMENTO DO QUADRO DE MAGISTÉRIO


PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II E PROFESSOR II

DE LÍNGUA PORTUGUESA
PARA LER TODA A PROVA CLIQUE AQUI:

domingo, 8 de julho de 2012

Prova Mérito. Avalia o quê? Para quem?



PROVA MÉRITO

No ano de 2009, o Governo do Estado de São Paulo, instituiu a chamada prova mérito, que serviria para dar um reajuste salarial aos profissionais da educação. Portanto, se o professor, fizer a prova e tiver uma nota satisfatória isso refletirá em seu salário, mas não é bem assim, primeiro, não adianta realizar a prova, e ser aprovado... não... apenas 20% dos aprovados tem um reajuste salarial.
Para a realização da prova, há critérios, não basta ser professor da rede estadual de São Paulo, é necessário estar em efetivo exercício, ou seja, não pode estar de licença, ser titular de cargo efetivo, ter cumprido o interstício mínimo de 4 anos por período, contínuo ou não no exercício do cargo, estar classificado numa mesma escola ou administrativa há pelo menos 1.168 dias e tem que ser assíduo, tem que ter um mínimo de 2.304 pontos de assiduidade.
Como podemos ver são várias as exigências para poder realizar a prova, e depois tem que estar entre os 20% melhores, tudo difícil. Mas na carreira do magistério, historicamente, nada é fácil, o professor da rede estadual de ensino, trabalha muito, tem cerca de 45 alunos por sala de aula, sabemos que este número é absurdo, está longe, muito longe de ser o ideal, em escolas particulares, o número de alunos fica em torno de 20, ou seja, mesmo sabendo que eles lucrariam muito mais se colocassem 45 alunos na sala, eles sabem que em nome da qualidade este número é impossível de ser aceito, mas na rede estadual é comum.
Materiais defasados, falta de material, lousas esburacadas, salas de aula sem porta, sem vidros, com lâmpadas queimadas, com alunos drogados, com celulares tocando todo tipo de música, com giz ruim que vem com pedrinhas dentro, com aqueles diários de classe ultrapassados para preencher. O professor resolve utilizar a apostila e descobre que só 10 alunos a trouxeram, então decidi passar outra atividade, mas exige que no dia seguinte tragam a apostila para utilizarem, mas... no dia seguinte, novamente a maioria da turma não traz a apostila, o professor fica sem poder utilizá-la e fica desmoralizado diante da turma, se chamar a coordenação/direção, eles vão te ajudar, mas novamente o professor ficará desmoralizado diante da turma.
 E além de tudo isso, o professor, deve achar tempo para estudar, se preparar para a prova mérito, pois é a única chance de ganhar um pouco melhor... que triste... que triste... Será que ele terá condições psicológicas para realizar a prova?
Isto tudo é inaceitável, salas cheias, sem estrutura ou segurança, materiais ruis e ainda tem que ter tempo para preparar aulas diversificadas, atraentes, e estudar para a prova.
 É... acho que professor é super - herói, e parece que nossos governantes também acham.
Que tal avaliar a segurança das escolas, os materiais, os salários, a merenda, a participãção e envolvimento da família junto com o conhecimento do professor???



sexta-feira, 6 de julho de 2012

Curso de aperfeiçoamento - Gestão Escolar: uma nova visão

De 24/08/2012 a 07/12/2012

Curso de aperfeiçoamento - Gestão Escolar: uma nova visão



De agosto a dezembro, curso possui oito módulos que visam melhorar e tornar mais eficiente o desempenho do gestor

Destinado a diretores, gerentes, coordenadores e demais profissionais interessados no aperfeiçoamento da gestão escolar, o curso contará com conteúdo prático e dinâmico, valorizando a produção coletiva de trabalhos, procurando transmitir conceitos e conhecimentos para que os participantes possam fortalecer a gestão escolar de sua instituição.

Dividido em onze módulos, o curso contará com a presença de respeitados profissionais da Educação, como João Carlos Martins (ganhador do prêmio Gestor Educacional do Ano) e Josiane Siqueira Mendes (advogada do SIEEESP - Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo).

Apresentar possibilidades para um desempenho eficiente do gestor, analisar os desafios do século XXI em uma perspectiva educacional e criar um espaço de reflexão e prática são alguns dos objetivos do evento. As inscrições podem ser feitas pelo site da Humus, empresa especializada em consultoria de Educação e Saúde e responsável pelo curso. O preço da inscrição varia de acordo com o número de participantes:

1 participante: 5 parcelas mensais de R$850,00
2 a 3 participantes: 5 parcelas mensais de R$800,00
4 ou mais participantes: 5 parcelas mensais de R$750,00

Módulo I - O Gestor Escolar e o Projeto Pedagógico
Módulo II - A Gestão do Conhecimento e a Formação dos Professores
Módulo III - A Família na Pauta da Gestão Escolar
Módulo IV - Estratégias de Marketing e Relacionamento
Módulo V - Gestão de Pessoas por Competências
Módulo VI - Avaliação: Por Uma Prática a Favor da Aprendizagem
Módulo VII - Inovação Através das Redes Sociais: Como Trazer Resultados Positivos Para o Processo Ensino-Aprendizagem
Módulo VIII - Fortalecendo a Liderança do Gestor Educacional
Módulo IX - Contexto Atual do Direito Educacional
Módulo X - Planejamento Estratégico na Prática
Módulo XI - Gestão Econômico-Financeira

Serviço: Curso de Aperfeiçoamento - Gestão Escolar: Uma Nova Visão
Quando: 24 de agosto a 07 de dezembro
Onde: Park Inn Ibirapuera, São Paulo
Mais informações: http://www.humus.com.br/eventos/gestao_escolar/index.htm

Inscrições Prêmio Professor Rubens Murillo Marques | Revista Escola Pública

Inscrições Prêmio Professor Rubens Murillo Marques | Revista Escola Pública

Saresp 2012 - divulgadaa as datas de realização do Saresp 2012

Governo de São Paulo divulga datas para a realização do Saresp
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado as datas para a realização das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). O exame acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro.
Municípios e escolas particulares interessados em participar da avaliação terão até o dia 22 de julho para preencher o termo de adesão disponível no portal www.educacao.sp.gov.br, no link "Saresp 2012". O prazo para entrega da documentação para a celebração dos convênios vai até o dia 3 de agosto.
Alunos de escolas municipais cujas prefeituras assinarem o convênio ou termo aditivo com a Pasta terão as despesas referentes à aplicação da avaliação custeadas pelo governo do Estado. No caso das escolas particulares, o custo deverá ser arcado pelas próprias instituições.
A partir dos resultados do Saresp, a secretaria de Educação calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.
O Exame
O exame, a ser realizado nos dias 27 e 28 de novembro, é voltado a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderirem à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e de ciências da natureza (biologia, física e química) para alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.
Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as questões de língua portuguesa e matemática serão predominantemente abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha.
Também haverá uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio de cada rede de ensino. O tema da redação para o 5º ano será uma carta de leitor. Para o 7º ano será uma narrativa de aventura e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião.
Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas.
As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração mínima de duas horas e máxima de três horas.

FONTE: www.terra.com.br

Estudantes protestam por mais verbas na educação durante discurso de Dilma

Estudantes protestam por mais verbas na educação durante discurso de Dilma

RIO DE JANEIRO - Um grupo de estudantes do Rio de Janeiro fez nesta sexta-feira (6) uma manifestação durante o discurso da presidente da República...

Agência Brasil
foto: Wilson Dias/ABr Dilma Rousseff Presidente não respondeu aos manifestantes e, durante os primeiros minutos, tentou continuar discursando normalmente
RIO DE JANEIRO – Um grupo de estudantes do Rio de Janeiro fez nesta sexta-feira (6) uma manifestação durante o discurso da presidente da República, Dilma Rousseff, na cerimônia de inauguração de casas populares na zona norte da cidade do Rio. No início do pronunciamento, os manifestantes começaram a gritar, exigindo a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional para a educação.
A presidente não respondeu aos manifestantes e, durante os primeiros minutos, tentou continuar discursando normalmente. Em determinado momento, grande parte do restante do público começou a gritar o nome de Dilma, em seu apoio. Ela, então, interrompeu o discurso e ficou cerca de um minuto em silêncio, retomando a palavra em seguida.
Seguranças da Presidência da República tentaram retirar os manifestantes da lona onde ocorria a cerimônia. Um tumulto foi formado porque os estudantes não queriam sair. Alguns jornalistas e fotógrafos, que tentavam reportar a situação, também foram empurrados pelos seguranças. A confusão durou cerca de dez minutos, até que acabasse o discurso da presidente.
Em seu discurso, Dilma ressaltou a importância da construção do condomínio popular, que vai contemplar cerca de 1,8 mil pessoas que perderam suas casas durante as chuvas de 2010 ou que moravam em áreas de risco na cidade. “O Brasil mudará quando todos os seus habitantes tiverem acesso a melhores condições de vida. A casa é um lugar especial, é onde você cria seus filhos e recebe seus amigos”, disse Dilma.
A presidente também destacou a parceria entre os governos federal, estadual e municipal e disse ter ficado feliz com a escolha do Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (Unesco).

FONTE: www.dci.com.br

Vagas para professores ETEC de Ferraz de Vasconcelos - Trabalhe na ETEC

AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE

PÚBLICO, Nº
170/05/2012

ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS FERRAZ DE VASCONCELOS

CLASSE DESCENTRALIZADA DE SALESÓPOLIS
O Diretor de Escola Técnica, com fundamento no Comunicado CEETEPS-1, de 30.01.2009,

publicado no DOE de 31.01.2009, com alterações introduzidas pelos Comunicados CEETEPS nos 3,

5/2009, 2/2010, e 2/2011, faz saber que se encontram abertas as inscrições aos Processos Seletivos

para a formação de cadastro de docentes, nos componentes e grupos de componentes

curriculares a seguir discriminados:

- Componente curricular e/ ou Grupo de componentes curriculares(Curso)

1 - 1.Processos de Operações Contábeis I – (Administração);

2 - Métodos Quantitativos Aplicados à Administração – (Administração);

3 - Gestão Empresarial I – (Administração);

4 - Psicologia Organizacional – (Administração);

5 - Ética e Cidadania Organizacional – (Administração);

6 - Sistemas Econômicos – (Administração);
1.A s inscrições serão recebidas no período de 10/07/2012 a 13/07/2012 e 16/07/2012, no

horário das 14:00 às 21:00 horas.

2.L ocal de inscrições

CLASSE DESCENTRALIZADA DE SALESOPOLIS

Endereço: Rua Vereador João Freire de Almeida,nº 43;

Jardim Mídia - Salesópolis

3.O valor da hora-aula prestada é de R$ 12,43 (doze reais, quarenta e três centavos),

correspondente referência P-1.
I – Período e local de inscrições:

Aviso de Abertura de Inscrições na íntegra disponível na ETEC.

Página 1 de 1

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Coordenadoras em ação | Nova Escola

Coordenadoras em ação | Nova Escola

Vídeo: Ao mestre com carinho !

Vídeo sobre a profissão de professor: Professor é mais que profissão

Vídeo sobre ser professor

MOTIVAÇÃO PARA PROFESSORES ( VIDEO ADAPTADO)

Programa do Jô - Pérolas do ENEM (Julho 2009)

Pérolas de vestibulares, Com Jô Soares

Pérolas dos estudantes continua









Pérolas dos estudantes.



















ser professor...