terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Seja um professor melhor.


É muito comum, na rede pública de ensino, haver professores que se acham tão "donos do saber", que não aceitam nenhuma crítica de seus alunos. Esta visão o torna "chato", "autoritário", e faz com que suas aulas sejam monótonas, e afaste cada vez mais os estudantes de si.
O Professor deve aprender a ouvir; Sim, com toda certeza, é o professor que domina o conhecimento daquela disciplina, ele definitivamente sabe do que está falando, isto não se nega, mas é importante ouvir os alunos para saber, não o que se está falando, mas a maneira como se está falando. Você, professor, já se perguntou se seus alunos entendem claramente o que diz, como diz... Será que não poderia deixar suas aulas um pouco mais interessante?
Estamos vivendo num mundo tão tecnológico, as informações são trocadas muito rápido e de formas cada vez mais diferentes, porque então devemos nos estagnar e ficar na lousa e giz? 
O site da Universia, traz um artigo sobre a autoavaliação de professores. Vejamos:

Fernanda Alves da Silva.

Professor: aprenda a se autoavaliar e melhore as suas aulas


14/08/2014
Saber se autoavaliar é crucial para dar uma aula cada vez melhor. Entenda por que e aprenda a fazer isso.

Saber a opinião dos estudantes sobre a sua aula é muito importante porque é assim que você conseguirá alinhar os seus objetivos aos deles. No entanto, mais do que pedir feedbacks, é essencial que você, professor,saiba se autoavaliar e descubra por conta própria quais pontos podem ser melhorados.
Uma autoavaliação eficaz é aquela que leva em consideração não só os aspectos práticos, mas também os pessoais. Por exemplo: você se sente feliz com o tipo de aula que dá? Quais aspectos gostaria de melhorar? Se você fosse um aluno, gostaria de assistir a sua aula? Essas perguntas farão com que você descubra como se vê e, assim, consiga evoluir profissionalmente.

Talvez você esteja se perguntando como efetivamente isso ajuda a melhorar as suas aulas. A resposta está no seu cérebro: a partir do momento em que você se pré-dispõe a refletir sobre as suas atividades, passa a estimular o seu cérebro a sempre pensar em melhorias e, assim, percebe os seus esforços e resultados.

Depois de se autoavaliar, não se esqueça de criar uma lista de coisas que você quer conquistar a curto e a longo prazo. É dessa forma que você conseguirá manter o controle sobre as suas atividades, enfrentará desafios e conseguirá estar sempre na sua melhor forma.

Portanto, se você é professor, mantenha o seu senso crítico sempre alerta e busque se autoavaliar com frequência. Assim você não cairá no ostracismo e dará uma aula sempre dinâmica e interessante.


Planeje!!!

Professor: planeje sua semana.

Em meio a tantas atividades e obrigações é muito fácil se perder. Para evitar que isso aconteça, organize-se. Saiba qual é a melhor forma.

A rotina de um professor costuma ser bastante atarefada, certo? São muitas datas para se lembrar, trabalhos para corrigir, passeios para programar e aulas para preparar. Não bastassem essas atividades, você ainda tem deveres fora da sala de aula. Em meio a tantas obrigações, como dar conta de tudo isso? Simples: organize-se.
primeiro passo para administrar bem o seu tempo e dar conta das suas tarefas é fazer um plano de ação para a semana. Monte uma espécie de calendário, estabelecendo quais atividades você deve realizar em cada dia. Independente de onde você o fizer, seja numa cartolina ou no computador, seu calendário deve ser de fácil visualização justamente para facilitar sua rotina.

É também importante que você leve seus objetivos também em conta quando for decidir suasatividades diárias. Por exemplo, você quer melhorar o desempenho dos seus alunos em matemática. Arranje um tempo para planejar uma aula diferente que pode facilitar seu aprendizado.

Adicione nesse calendário, preferencialmente quinta ou sexta-feira, um tempo para que você se organize para realizar as atividades que não puderem ser feitas durante a semana e colocar seu material em ordem. Veja todas as tarefas que foram entregues a você, os lembretes no seu caderno, as planilhas e todo o restante da papelada que acumulou na sua bolsa durante a semana e divida-as de acordo com as prioridades da semana seguinte.

É recomendável que você use a mesma ferramenta para suas tarefas profissionais e pessoais, porque assim você evita marcar compromissos em datas já comprometidas. Por isso, para não cometer esse erro, coloque nesse mesmo calendário ou lista de tarefas todas as suas reuniões com pais, consultas médicas e avaliações.

Por fim, determine o que você fará no seu tempo-livre: lazer, responder e-mails, tarefas de casa, etc. Organize-os de forma que você saiba o que fará antes da aula, nos intervalos e depois de deixar a escola.

Estruturar sua rotina detalhadamente deve facilitar seu dia-a-dia Não se esqueça, porém, que talvez você não dê conta de tudo. Por isso, mude sua lista de atividades se você perceber que planejou mal ou se algo inesperado ocorrer. Mesmo que você faça alterações no seu plano de ação, o importante é que você não se perca em meio a suas tarefas. Como ficou seu calendário?


Há só um tipo de aula??

Descubra o tipo de aulas ideal para os seus alunos


Um bom professor deve adequar as suas aulas de acordo com a necessidade dos alunos. Mas, como descobrir qual é ela? Aprenda.

Bons professores costumam elaborar aulas mais atraentes aos seus alunos e, com esse objetivo, tentam entender as necessidades particulares de cada sala. Para que isso ocorra de forma eficiente, é essencial que osdocentes sejam capazes de perceber o perfil dos alunos, e isso pode ser feito por meio de algumas atividades.


Experimente, por exemplo, dividir a sala em grupos e pedir para que eles respondam a algumas perguntas, como:

- Você acha que a tecnologia poderia ser usada na aula? De que forma?
- Você sente que as aulas podem melhorar a sua vida?
- O que você considera uma boa aula?
- O que uma aula precisa ter para que você a entenda e goste dela?
- O que você gostaria de aprender?

Por meio das respostas de perguntas como essas, você conseguirá entender melhor as expectativas e necessidades da sua classe e, assim, adaptará a sua aula de acordo com elas.

Caso você ache que mesmo em grupo os alunos poderão se sentir tímidos para responder às questões, tente outras formas! Você pode fazer um questionário no Google Focs, no qual todas as respostas serão anônimas, propor dinâmicas em sala, cartazes, etc. Use a sua criatividade!

Ao adaptar as suas aulas para o perfil dos seus alunos, você perceberá que o conteúdo será muito melhor aproveitado e que as suas aulas serão mais atraentes. Experimente!