sábado, 26 de março de 2011

ANALFABETISMO FUNCIONAL

Sabemos que um dos maiores desafios de nós educadores, não é alfabetizar nossos alunos, mas torná-los leitores assíduos, críticos, que compreendam o que lê e extrapola a leitura, que possam ir além de decodificar sinais gráficos. Mas como fazer isso, como incentivar a leitura num país onde a leitura é tão desvalorizada? há pouco tempo inaugurou-se o shopping metrô itaquera, encontra-se todo tipo de loja neste shopping, mas não há livrarias, nenhuma livraria... infelizmente os jovens ainda não descobriram o prazer da leitura, e como acabar então com o analfabetismo funcional?? há aulas de leitura, temos salas de leitura na escola, bibliotecas, mas os pais preferem comprar cigarros e bebidas alcoólicas a comprar um livro para seus filhos, eles não enxergam o porquê da leitura, isto é triste e como diz Paulo Freire:  "Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”  Isto só é capaz de fazer quem é realmente alfabetizado, quem consegue extrapolar a leitura, não podemos apenas aceitar como alfabetizado o aluno que decodifica os sinais gráficos, precisamos urgentemente  transformar alfabetizados em leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário