domingo, 17 de julho de 2011

Prova mérito 2011

Enfim saiu o resultado da "sofrida" prova mérito 2011.  Os aprovados receberão o reajuste em Novembro, com valor retroativo a Julho.

clique aqui e confira se você foi aprovado.


A prova foi realizada, os gabaritos já foram divulgados, e o descontentamento do professorado é muito grande. Recebi diversos comentários aqui no blog, os professores reclamam que a questão dissertativa estava mal elaborada, não sabiam se era pra fazer uma redação ou um plano de aula, também é difícil entender, se aprovado nesta prova só receberá o aumento salarial se ficar entre os 20% melhores? ou seja, não basta passar, você tem que ser muito bem classificado para isso. Além disso, para a correção do gabarito está dificílimo entender, pois a maioria dos professores não tem anotado o tipo de prova.  Prova mérito... na verdade as Universidades também devem ser avaliadas, e formar muito bem os professores, não há disciplinas que dê orientação, por exemplo em como lidar com os pais, com a comunidade, com as diferenças na sala de aula, com a violência, com a indisciplina. Também na escola, deveríamos usar as HTPCs para nossa formação continuada, o que nos deixaria preparado para estas avaliações, no entanto a maioria dos Coordenadores Pedagógicos, não tem o diploma de Pedagogia, pois não é exigido, acredito que para se trabalhar com a formação continuada dos professores, deveria ser um profissional muito bem qualificado, com curso de Pedagogia, e cursos extras que poderia dar embasamento para as reuniões serem de qualidade, e este profissional não poderia trabalhar como um inspetor de luxo, como muitos Diretores os obrigam... pois o coordenador pedagógico não está na escola para ficar colocando faltas para os professores, fazendo a entrada dos alunos no portão, separando brigas, socorrendo alunos que passam mal... não, deveria estar preparando materiais que dessem um suporte pedagógico para as aulas. Mas a SEE não tem se mostrado preocupada com isso, e sim em mostrar que os professores vão mal na prova, mas a prova mede relamente a capacidade do profissional???
Gsotaria de pedir aqui então, que se os professores tem que fazer avaliações para pegarem aulas, e se tem que fazer avaliações para ter aumento salarial, também os nossos Vereadores, Deputados, Prefeitos, Governadores, Ministros, Senadores... deveriam ser fomados em ADMINISTRAÇÃO com pós graduação em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Por que se se tem que estudar muito para evoluir na profissão, se tem que ter diploma de nível superio para ganharem  em torno de 1000,00, eles devem ter no mínimo pós.
É isso, vamos exigir que se faça, no mínimo uma avaliação para os vereadores e deputados, e só pode se candidatar nas próximas eleições quem passar na prova, tiver ficha limpa... e depois vamos exigir a graduação em Administração pública.
Podemos exigir, devemos exigir....
Sei que existem as maçãs podres, aqueles profissionais que nada fazem para melhorar o desempenho de seus alunos, mas profissional ruim existe em todas as áreas, é necessário que identifique eles e os tirem, mas não se deve generalizar, pôr toda uma classe profissional numa situação vexatória dessas... Na mídia, estamos sendo colocados como os vilões, somos os culpados dos baixos índices, quando na verdade estamos na linha de frente, recebendo ordenms e orientações que nada tem ajudado na melhoria da educação, se está ruim não somos os únicos nem os princiapis culpados, se temos salas superlotadas, não é por opção nossa, se não temos materiais adequados, não é por opção nossa, se temos violência e vandalismo, não é por opção nossa. Mas é nossa opção, ainda enfrentarmos tudo isso e continuarmos nesta profissão porque ainda acreditamos que a Educação melhorará esta nação.

20 comentários:

  1. Gostaria de ver este texto no site do CPP.A parte que mais gostei foi da avaliação para os politicos.Com certeza eles não conseguiriam nem
    a média 5.Aliás tem um deles que teve que aprender a escrever às pressas, senão poderia perder seu cargo.Acredito que para ele
    até a Provinha Brasil seria difícil.

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE CONCORDO COM COLEGA ACIMA,PROVA ;PROVA DISSERTATIVA MUITO MAL ELABORADA,NOS PERDEMOS SEM ENTENDER O QUE DEVERÍAMOS FAZER.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a situação proposta, bem pensada, MAS realmente nos deixou confusos quanto a tipologia.

    ResponderExcluir
  4. Quando sai o resultado desta prova?

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber quando sai o resultado da classificação da prova de mérito 2011. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Esta prova e classificatoria ou eleminatoria,sobre 50%?

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente nós paulistas deixamos que tudo isso acontecesse. Eles foram chegando, tomando conta de tudo e agora quem pode acabar com essa cambada de enganadores. Só nos resta isso mesmo, ficarmos reféns dessa gente. Enquanto professor formado em nível superior se submete a esses tipos de assédios moral e psicológico , esses que nem sabem ler e escrever riem ganhando salários altos. Viva o Brasil!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!!
    Gostaria de saber qdo sai o resultado final, ou seja, a lista dos professores que serão contemplados com o "aumento" concedido com a prova por mérito 2011.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia meu nome é Marcia , estou de acordo com o comentario e acho que deveriamos fazer propaganda sobre a avaliação para os politicos, agitar não em ritimo de agressividade mas em ritimo que tal essa ideia. Quanto ao prova ao merito , formação que teve a anos atras (tambem para professores efetivos que não tinham curso superior ) e tantas mais , fico muito triste em saber que o governo o ministro da educação na verdade não se preocupa com a educação dos alunos e sim em constranger pressionar professores , até onde sei lei é lei se temos diploma para lecionar e lecionamos , que se faça uma lei de acordo com que eles desejam e a partir da data aprovada a lei que se exija o determinado . professores pessoas lutando para manter a dignidade dentro de uma sala de aula sem recursos, digo nesse tema que os projetos (ler escrever) formando leitores ) etc , são bons , porém não ha como executá-los exemplo disso são a entrada das crianças com seis anos , sem adequação em sala de aula e dependencias da escola, ( formação a alguns professores no meio do anos ,apos começar o primeiro ano (seis anos) e para fechar este comentario o projeto comtenpla uma sala de aula com 25 alunos no maximo . Bom planos bons projetos perdidos no cinza daqueles que não decidem que só tecem para não ver o produto (cidadãos pensantes )

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu comentário , o secretário da educação precisa ler...e também participar de prova para ganhar aumento !!!

    ResponderExcluir
  11. Sou professora de Língua Portuguesa, ás vezes me sinto até ridicularizada diante de uma situação dessas, chegarmos a esse ponto!Estudamos e gastamos muito muito para conseguirmos um diploma afim de termos uma profissão digna, com salários dignos e ainda temos que ser avaliados, esses tipos de provas não medem a capacidade de um profissional, nem seleciona o bom do ruim.Soa como uma desconfiança até. Acredito então que teria que haver provas em todas os tipos de profissões, por quê isso só acontece com a nossa classe?Principalmente os políticos deveriam passar por um processo desses como o nosso, será que eles aceitariam? Se sentiriam como nós, indignados com essa situação?Sobreviveriam com um sal´ario como o nosso? Que piada,não!

    ResponderExcluir
  12. Os políticos precisam fazer prova antes,de ser candidatos:deputados, senadores, governadores,presidente,vereadores,prefeitos,etc

    ResponderExcluir
  13. Acho que estão com dificuldade da correção da parte dissertativa,e divulgação das notas pq está demorando muito! foi muito mal elaborada a parte dissertativa... Plano de Trabalho...queria dizer?...Plano de Aula ou Planejamento Anual?...quem elaborou nem sabe a linguagem que o Professorado da Rede Estadual utiliza esta questão! ..só por Deus mesmo!

    ResponderExcluir
  14. É melhor os professores começarem a pensar em outra profissão, fazer outros cursos, prestar concursos para outras áreas e aproveitarem a formação que já possuem. Só com um apagão na educação o Estado e a sociedade reconhecerão os professores.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom, os comentários são apropriados e vamos para a luta e também aprovar avaliações para estes políticos sem..........Quando temos políticos que insultam os professores,devemos mostrar nas eleições o quanto somos fortes e potemos mudar a história desse país.

    ResponderExcluir
  16. ´Parabéns, pela reportagem mas porque a demora para publicação dos resultados, será que nem eles sabem corrigir as provas?

    ResponderExcluir
  17. Obrigada, mas quanto a demora na publicação dos resultados, particularmente acredito que eles não querem divulgar neste momento, pois como tivemos as surpresas das férias divididas e um aumento irrisório, mas uma decepção neste momento acarretaria em Greve. Eles esperarão baixar a poeira para depois apresentar os resultados.
    Boa noite a todos, e mais uma vez, obrigada por lerem meu blog.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sua matéria deveria ir para algum jornal ou para o jornal da apeoesp,vc está de parabéns.

    ResponderExcluir
  19. E agora, Fernanda?!?!?! Já passaram as férias... acabou-se o mes de agosto e nosso governo esta quietinho, quietinho.... onde e quando vamos ter o resultado final dessa prova???? Em minha cidade poucos professores fizeram a prova, esse ano.... estamos todos tão descrentes que ninguem, praticamente, se deu ao trabalho de estudar para fazer essa avaliação, cá entre nos, ridícula!!!

    ResponderExcluir
  20. Governo mente para professores do Estado, disse que pagaria 25% e na verdade só pagou 22,1%, o que foi feito do restante do dinheiro economizado pelo governador novamente...alguém pode ver isso?

    ResponderExcluir