domingo, 8 de maio de 2011

A poesia na escola - uma realidade necessária


    A POESIA NA ESCOLA -
 UMA REALIDADE NECESSÁRIA

 Segundo Elias José (2003:11): "Vivemos rodeados de poesia", uma vez, que realmente podemos encontrar poesia no nosso dia a dia, nas músicas, nos anúncios publicitários... Por que ela não está tão presente nas escolas?  Trabalhar este gênero textual,  faz - se necessário, pois desta maneira estaremos incentivando a leitura, o lúdico, a interpretação e produção textual.  Trabalhar com poesia é antes de tudo um prazer, e é isto que deve ser mostrado aos alunos, o prazer de se "degustar " uma poesia, de refletir sobre ela, de se emocionar com o jogo das palavras. No entanto, para que isto ocorra, o professor também deve ser um leitor, se você não consegue sentir a beleza contida nas palavras que lê, como poderá esperar que seus alunos a sintam?
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“Está claro que a personalidade do professor e particularmente, seus hábitos de leitura são importantíssimos para desenvolver os interesses e hábitos de leitura nas crianças, sua própria educação também contribui de forma essencial para a influência que ele exerce.” (Banberger, 1986)

 Somo modelos para nossos educandos, quem não percebe que um livro pode conter mais que palavras e frases,  que pode conter emoções, sonhos, devaneios, inspirações, gostos, cheiros, sensações... alma; dificilmente conseguirá passar isso à seus alunos. A formação do professor como leitor, é a base da formação dos alunos, não posso conceber a idéia de um professor de Português que não leia, então partindo do pressuposto que os professores são leitores assíduos e que fazem isso por sentir prazer na leitura, ficará mais fácil passar esta sensação aos nossos alunos.
    A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a construção do conhecimento, pois ela modifica, transforma, amplia a visão de mundo, proporciona a descoberta da realidade, das idéias, das palavras, levando o leitor até a sua plenitude humana. (Godinho,2010).

Ao escolher este gênero literário para se trabalhar em sala de aula, o professor tem um mundo de beleza á sua frente, enriquecerá o vocabulário das crianças de tal maneira que a imaginação delas calvalgará. 
Como diz José Paulo Paes em “Poesia para crianças - Um depoimento” Editora Giordano,1996 ”... a poesia tende a chamar a atenção da criança para as surpresas que podem estar escondidas na língua que ela fala todos os dias sem se dar conta delas”. E quando a criança é apresentada a este mundo de surpresas, o hábito da leitura se instala, e a paixão pela arte das palavras é despertado.
Diante de tudo isso, é que venho desenvolvendo, com alunos de 6ª séries do Ensino fundamental o projeto Todo dia é dia de Poesia. Sem deixar de lado o currículo que devo trabalhar em Língua Portuguesa com estes alunos, diariamente eles recebem uma poesia, a lêem , ou melhor... a degustam, depois são incentivados a representar através de imagens aquela poesia, e encerramos com a versão de cada aluno sobre aquela poesia, isto acontece todos os dias. Reconheço que no começo houve resistência por parte dos alunos, tão acostumados com os exercícios de gramática e tão distantes da leitura, mas agora, depois de 2 meses de projeto, a poesia está tão presente neles, tomou conta de suas almas, que mal entro em sala de aula e já sou cobrada pelos alunos sobre as poesias, é maravilhoso, é recompensador...
A leitura das poesias permitem aos alunos sonharem, imaginarem, criarem e ter suas criações valorizadas pelos colegas. Com a prática da leitura e da escrita das poesias, muitos erros ortográficos e de concordância têm desaparecido sem aqueles "exercícios de fixação", eles têm aprendido na prática.
Os alunos, ao entrarem neste mundo poético, percebem que podemos explicar as coisas que vemos e sentimos de outras maneiras, com outras palavras, ou como diz: T.S.Eliot in “De poetas e de poetas” - Editora Brasiliense 1991, se refere às funções da poesia: “comunicar uma nova experiência, nova compreensão do que é familiar ou expressão de algo que experimentamos e para o que não temos palavras”.
Claro, que temos dificuldades em sala de aula, e que trabalhar com textos poéticos não vão simplesmente fazer com que tais dificuldades desapareçam, ainda temos alunos, que não foram completamente alfabetizados no ciclo I, que não conseguem acompanhar os ritmos das aulas, mas mesmo assim, a poesia os toca, eles sentem prazer ao ler ou ouvir a leitura destas poesias, e a vontade de ler sozinhos cresce e o esforço deles aumentam, como disse:  Ligia M. Averbuck in “Leitura em crise na escola” org. Regina Zilberman Editora Mercado Aberto, 1984 ”mais do que “ensinar poesia”, caberia antes, discutir o termo “ensinar”. O caminho seria o de criar uma “impregnação” ou de uma “sensibilização”, “aproximação”, ou “leitura”, do que propriamente de “ensino” “. “Na criança, tanto o desenvolvimento da personalidade e da sensibilidade quanto a expansão do real pela poesia, e pela arte em geral, se dão por meio do fluxo da fantasia, por sua percepção particular do mundo.”
E essa precepção particular do mundo , tem tornado meus alunos leitores assíduos de textos poéticos, não só por obrigação do projeto, mas por prazer, pois eles mesmos tem me trazido livros com poesias que já leram e que gostam, eles perceberam que ler ou criar poesia é mais que entretenimento, é fonte de conhecimento. O poeta, na antiguidade, era concebido como um sábio e a função do poema era social, educar e guiar uma prática. Na Índia e Grécia antigas e no Império Romano, vários documentos, hinos, contratos e provérbios eram escritos em versos, em parte pela facilidade de memorização.
Apresentar o mundo da leitura, indiferente de que tipo de texto seja lido, é sempre uma experiência libertadora, pois através da leitura há a oportunidade de crescimento e acima de tudo a compreensão do contexto em que se vive, mas a poesia extrapola a liberdade, ela chega a ser revolucionária, rebelde, pois com a poesia dizemos de uma maneira particular, aquilo que sentimos, ou o que não poderia ser descrito.
Diante de todas estas questões, penso que se trabalhar com texto poético na formação dos alunos na educação básica é fundamental para o desenvolvimento completo da pessoa, espero, que os professores de Português reconheçam a função e a importância da poesia, pois é impossível apagá - la de nossa existência, ela está presente além dos livros, ela está na beleza da vida.

Fernanda Alves da Silva

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