segunda-feira, 2 de maio de 2011

Progressão Continuada com três ciclos de aprendizagem NOVA PROPOSTA

Estamos tendo uma série de debates em nossas escolas estaduais, sobre a progressão continuada e a implantação de 3 ciclos para o próximo ano letivo. Algumas questões estão sendo levantadas sobre este assunto, e a primeira delas com certeza deve ser: Nós professores sabemos realmente o que é o regime de Progressão Continuada? Infelizmente, tenho que dizer que muitos professores, enxergam a progressão continuada como aprovação automática, e isto está errado. Atualmente temos dois ciclos de aprendizagem, o ciclo I que tem a duração de 4 anos, são as séries iniciais, e o ciclo II com mais quatro anos , que é o ensino fundamental II. O que acontece, é que ainda utilizamos de termos como quinta série, sexta série, e isso nos deixa com a impressão que estas séries não reprovam, e não é isto, na verdade estas séries não existem. Os alunos passam quatro anos no ciclo I, e no final do ciclo, se comprovado que este aluno não alcançou o esperado, ele ficará retido para participar da Recuperação de Ciclo, sendo esta uma classe com um menor número de alunos e aulas diferenciadas, com o objetivo de recuperar as habilidades perdidas por este estudante, no ciclo II é a mesma coisa, o aluno participa de um período de 4 anos de aulas, e ao final deste ciclo se ele não demonstrar habilidades e competências suficientes para prosseguir seus estudos, ele fica retido par participar da Recuperação de Ciclo. Foi em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que a maioria das redes de ensino começaram a adotar o ensino por ciclos e a progressão dentro deles.
O que me incomoda é a duração destes ciclos, quatro anos é muito tempo, o Governo, pelo que tudo indica, também percebeu isto, e nos propõe, dividir o ciclo I em dois, teremos assim: Ciclo I ( 2 anos) Ciclo II (2 anos) Ciclo III (4 anos). Não concordo com a duração do Ciclo III, acredito que seria melhor para o processo de ensino aprendizagem se ele também tivesse a duração de 2 anos. E é necessário que se faça de forma urgente, uma capacitação para nós professores, sobre o que é a progressão continuada, quais são os tipos de recuperção que podemos oferecer, quais os tipos de avaliação que são melhor indicadas para este  regime, parece até piada eu pedir isso, né. Mas, por mais incrível que pareça, não temos isto na nossa formação como professores. E ainda há colegas que enxergam a reprovação como uma coisa maravilhosa, onde ele se sente orgulhoso por reprovar alunos, na verdade, deveríamos nos sentir orgulhosos, por cada aluno que alcance os objetivos do ciclo, não ficar feliz e chegar ao absurdo de dizer na sala dos professores "me dá prazer dar notas vermelhas", a mim não, pra mim me dá repulsa, pois não é este meu objetivo, meu único objetivo é ensinar e ensinar com qualidade. Reconheço, nossa formação é precária. Nada na graduação nos prepara para realmente enfrentarmos uma sala de aula, como é o regime de ensino? quais são os tipos de recuperação? como lidar com os pais dos alunos? como lidar com as diferenças de níveis que temos em sala de aula? E a indisciplina? Aprendemos tudo isso na raça, no dia - a - dia. E esperamos o apoio do novo secretário, para que possamos nos aperfeiçoar, e melhorarmos o nível do ensino, mas para isso é preciso que se enxergue o que acontece dentro dos muros da escola. Como oferecer Recuperação Paralela, quando não temos salas ociosas para isto? Como oferecer Recuperação Contínua, com salas com um número exagerado de alunos? Realmente eu não sei, mas ainda acredito que teremos respostas para estes questionamentos.

Fernanda Alves.

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