sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O QUE É EDUCAÇÃO?

O que é educação? Será tratar bem as pessoas, cumprimentar à todos? Ou será dominar as regras gramaticais, fórmulas matemáticas, entender de ciências, geografia e história... O que será a Educação? Tanto se discute, tanto se fala, tanto se cobra... "Precisamos melhorar a Educação no nosso país", mas ... melhorar exatamente o quê?
A merenda? sim... pois criança com fome não aprende.
A estrutura física das escolas? Sim... pois criança sentando no chão, não aprende.
O material entregue aos alunos? Sim... pois criança sem lápis, caneta, caderno, também não aprende.
Os livros? Sim... pois criança que não lê, não aprende.
As apostilas? Sim, sim... pois criança sem ter o conteúdo das aulas, não aprende.
A motivação dos professores? Sim, pois com professores desmotivados, cansados, as crianças também não aprendem.
A segurança? Sim, pois com medo ninguém aprende.

Mas, tem mais... é preciso entender o que é Educação, educ + ação, educar para se ter uma ação, é preciso educar nossas crianças para que tenham ação, para que não sejam manipulados, precisam ser pessoas de ação.


Poderia aqui culpar o sistema, dizer que a culpa é da Progressão automática, deste sistema de ciclos, poderia dizer também que a culpa é das salas superlotadas, 45, 50, alunos por sala, absurdo dos absurdos, poderia dizer também que o problema é o baixo salário dos professores, que tem que ter uma jornada estafante para ter o mínimo de dignidade em sua vida, é a quantidade acabando com a qualidade. Sim, posso dizer tudo isso, e não estaria errada, mas há mais, há muito mais...
Há a falta de vontade...
A falta de vontade do político, que não se preocupa em melhorar nada, além de sua conta bancária;
A falta de vontade da sociedade que se acomodou, afinal somos bons no futebol, no carnaval... pra quê mais?
A falta de vontade dos pais, só querem que os filhos tenham um lugar pra ficar enquanto eles trabalham, aprender fica em último lugar.
A falta de vontade dos alunos, ninguém cobra deles, então vale a lei do menor esforço.
A falta de vontade dos professores, pois muitos aceitam tudo, não brigam por mudanças.

Pensando em tudo isso... não consigo afirmar o que é educação neste país, nem qual o seu real problema? A Escola muitas vezes sufoca, acaba com a criatividade de uma criança, um professor pode marcar para o bem, como para o mal.
Apesar dos problemas que temos, somos professores, não podemos colaborar para que isso piore, temos que colocar amor em nossas ações, somos criadores... artistas... e somos amados por nossos alunos... e jamais seremos esquecidos...

Portanto, acredito que educação, seja superar as dificuldades, os desafios, e mesmo tendo tudo contra nós, conseguimos alcançar os alunos e mostrar o quanto queremos e trabalhamos para que eles se tornem pessoas de ação, capazes de mudar sua história, é isso que fazemos educamos para que nossas crianças sejam melhores, mesmo num chão seco e cheio de pedras, lançamos nossas sementes, cuidamos, trabalhamos com elas... e as flores nascem... conseguimos, apesar destas dificuldades que o jardim floresça.

Enquanto pudermos formar bem ao menos um aluno... há esperança.

FERNANDA ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário