domingo, 18 de agosto de 2013

O professor e os desafios desta profissão.

Durante minha experiência no magistério, me pegava pensando, se realmente, eu e meus colegas tínhamos a formação adequada para sermos educadores.
Para mim estava claro, que não era suficiente dominar a minha disciplina (Língua Portuguesa), saber regras, conceitos... Havia necessidade de saber como passar este meu conhecimento aos alunos.
Muitas vezes planejava o conteúdo a ser trabalhado em determinada série, mas não planejava COMO este conteúdo deveria ser trabalhado, ou simplesmente decidia se iria "passar a matéria na lousa", ditar, ou já levar impresso. Mas estas decisões não levavam em conta qual método de ensino eu iria utilizar. E hoje, afastada das salas de aulas por um sentimento de impotência, medo e fragilidade, me faz refletir melhor.
Leia mais:



 Lembro que a maioria dos meus colegas, também não pensava em planejar a metodologia de ensino, acredito que esta seja uma das maiores falhas que temos na educação pública.
Os professores não conhecem quais são as metodologias de ensino, não estudam o suficiente sobre este tema, muitos não conhecem os estudos de Piaget, Vigotsky, Emília Ferreiro...
Não basta termos conhecimentos específicos da nossa disciplina, se não conhecermos como podemos transmitir estes conhecimentos de forma clara e de fácil compreensão.
Tenho um colega, que me disse uma vez: "Não consigo passar em concurso porque não sei nada da área pedagógica, acho muito chato estes negócios de pedagogia".
Mas devemos lembras que PEDAGOGIA É A CIÊNCIA DO ENSINO, e sendo assim, como podemos pensar em ensinar algo à alguém se não estudarmos sobre a ciência do ensino??
Mas, a educação pública possui falhas gritantes... absurdamente gritantes... sabiam que para ser Professor Coordenador Pedagógico, não é necessário ser pedagogo?
Eu fui escolhida como Professora Coordenadora Pedagógica, e permaneci nesta função por mais de 2 anos, sem ser Pedagoga. Imaginem, que eu, como PCP, era responsável pela formação continuada dos professores, mas como poderia trabalhar esta função com qualidade sem ter estudado Pedagogia, a ciência do ensino?? Senti esta necessidade, e enquanto estava nesta função, me matriculei no curso de Pedagogia, para poder ter mais qualidade em meu trabalho, eu tive esta responsabilidade, mas como não é exigido, quantos Professores Coordenadores Pedagógicos, são formados em Pedagogia?
Quantos sabem quais são os métodos de ensino e o que dizem os grandes estudiosos da ciência do ensino?
Para mim, o insucesso da educação tem alguns motivos claros:
* Salas de aula superlotadas;
* Falta de segurança nas escolas;
* Falta de material adequado;
* Má formação dos professores;
* Má formação dos Professores Coordenadores Pedagógicos (que nem o curso de Pedagogia tem);
* Baixos salários, que levam a jornadas extenuantes de trabalho;
É necessário perceber que nós professores precisamos de ajuda, portanto os coordenadores pedagógicos tem sim que ter uma formação melhor, para nos orientarmos, precisamos de direcionamento, para que possamos utilizar nossos tempos de estudos e preparação de aulas, para RELAMENTE ESTUDARMOS E PREPARARMOS NOSSAS AULAS. Muitas vezes não há cobranças, os professores pegam o planejamento do ano anterior, muda a data e entrega para a coordenadora, e tudo bem... não pode ser assim, realmente devíamos planejar, mas planejar o quê, se não há conhecimento sobre as teorias de ensino?!?!!!!????
Há alguns anos, chegaram nas escolas uma coleção de livros, intitulada, BIBLIOTECA DO PROFESSOR, não tenho como afirmar outra coisa , a não ser que, a grande maioria dos professores não sabem que existem estes livros, não foram informados disso, e nem os PROFESSORES COORDENADORES PEDAGÓGICOS sabem disso, conhecem estes livros, sabem onde exatamente estão na Escola, MUITO MENOS LERAM ESTES LIVROS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Muitos discordarão do que escrevi aqui, mas pensem vocês realmente acham que a maioria dos professores, tem um embasamento pedagógico? Conhecem teorias de ensino, colocam em prática o que aprenderam sobre ensino-aprendizagem, ou saem ensinando como "acham" que deve ser ensinado, e quando os alunos não aprendem, avaliam somente os alunos, não avalia sua metodologia de ensino, para tentar aumentar a qualidade de suas aulas, aliás vocês acham que a maioria dos professores seguem alguma metodologia de ensino? O Professor Coordenador Pedagógico, discute com os professores sobre qual seria a metodologia de ensino mais adequada para cada turma???? Eu trabalhei durante 13 anos na Educação e não vi isso... talvez este sentimento incapacitante que tomou conta de mim, seja um pouco, por perceber que se isto tudo não mudar, não chegaremos a lugar algum...
Sinto como se eu tivesse uma culpa imensa, quantas aulas eu dei sem planejá-la adequadamente antes? As avaliações que apliquei, os resultados só foram usados para eu avaliar os alunos, não usei estes resultados para me auto avaliar... Quantas vezes poderia ter mudado o método de ensino para atingir melhor determinada turma, e não o fiz... Quantos alunos estavam com problemas sérios em casa, e eu não tive a sensibilidade de perceber e ajudar... simplesmente o julgava pelas atitudes agressivas, que poderiam ser reflexos do seu cotidiano...
Sou culpada sim, poderia ter sido muito melhor do que fui. Mas onde estava o meu PCP que não percebeu também estas minhas falhas, que também são cometidas por um número absurdo de professores... Reconheço que em muitos momentos, não fui uma boa professora, posso falar que foi por causa do baixo salário, que me obrigou a ter um número absurdo de aulas por semana, me deixando cansada demais para preparar as aulas com antecedência; também posso dizer que é por causa do nº absurdo de alunos por sala, que faz com que eu não dê a atenção necessária para cada aluno; Materiais inadequados ou insuficientes para todos... São vários os motivos para as minhas falhas.
Espero que este post faça com que os colegas reflitam sobre suas práticas em sala de aula, cobrem de seus PCPs estudos sobre metodologias de ensino, e que cheguem num resultado melhor.
Acredito que vocês possam ser melhor do que eu fui, e tenho fé que isso ocorra.

Professora Fernanda Alves da Silva
Aprovada nos concursos de:
Professora de Português;
Professora de Inglês;
Diretora de Escola;
Executivo Público;
Formada em Magistério, Letras e Pedagogia.
Atualmente: Inútil, cheia de medos, angústias, culpas... incapaz de enfrentar uma sala de aula, esta sou eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário