terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Perícias Médicas - Professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Segundo o Secretário de Educação, professor Herman Voorwald, o novo modelo de Perícias Médicas, implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, seria um modelo, que deixaria o atendimento mais humanizado, conforme suas próprias palavras: "Com esse novo modelo, aprimoramos e humanizamos o atendimento para os servidores. Isso garante maior eficiência no planejamento da gestão de recursos humanos e na qualidade de vida dos funcionários" Fonte: Jornal Folha do Povo (Tupã)

Na teoria, parece ser uma excelente proposta, mas como as coisas ficam de uma forma no papel, e quando são postas em prática, parecem que foram criadas apenas para pisar nos professores... Vejamos como ocorre na prática:

Para continuar lendo clique em Mais informações:


Quem mora na Capital Paulista, e tem que fazer perícia médica sob o CID (código identificador da Doença) de psiquiatria, é enviado a Perícia em uma sala na Diretoria de Ensino de Presidente Prudente.

São mais de 8 horas de viagem de carro, para poder ser periciado, com certeza este é um atendimento mais HUMANIZADO, uma pessoa com depressão, ficar dentro de um carro por mais de 8 horas, parece - me um atendimento realmente pensado no bem - estar do professor. Que absurdo.

Agora, vamos imaginar, quanto o professor gasta para poder ser periciado, numa viagem da capital, do bairro de Guaianases, até Presidente Prudente, foram gastos de ida e volta R$ 380,00 em combustível. Sem contar, que são 12 pedágios, isto mesmo, 12 PEDÁGIOS.

E aí vem acomodação, café, almoço.

Ou seja, neste atendimento mais humanizado, o Professor, é enviado para uma perícia médica à 584km de sua residência, onde ele gastará seu salário de um mês, em um dia.
Quando tenta, em sua Unidade Escolar, mudar o local da Perícia, isto é mostrado, ser impossível, a Gerente, tenta várias vezes, e simplesmente não aparece opções melhores, o que aparece são municípios ainda mais distante que Presidente Prudente, depois da Perícia, o professor, que reclama, recebe uma orientação do funcionário da recepção, ele entrega um endereço de e-mail, e explica que depois de agendar a perícia, o servidor, pode enviar um e-mail para aquele endereço, solicitando uma troca, então deve-se anexar cópia do atestado médico, e uma justificativa do pedido de local de perícia. A justificativa não deveria existir, pois é óbvia, DISTÂNCIA.
Será que realmente, não há nenhum lugar na Capital, onde os professores possam ser periciados, sem precisar se deslocar para tão longe?

Parabéns Professor Herman Voorwald e Governador Geraldo Alckimin, é incrível como os senhores realmente se importam com o bem estar dos professores do Estado de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário