terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Planeje!!!

Professor: planeje sua semana.

Em meio a tantas atividades e obrigações é muito fácil se perder. Para evitar que isso aconteça, organize-se. Saiba qual é a melhor forma.

A rotina de um professor costuma ser bastante atarefada, certo? São muitas datas para se lembrar, trabalhos para corrigir, passeios para programar e aulas para preparar. Não bastassem essas atividades, você ainda tem deveres fora da sala de aula. Em meio a tantas obrigações, como dar conta de tudo isso? Simples: organize-se.
primeiro passo para administrar bem o seu tempo e dar conta das suas tarefas é fazer um plano de ação para a semana. Monte uma espécie de calendário, estabelecendo quais atividades você deve realizar em cada dia. Independente de onde você o fizer, seja numa cartolina ou no computador, seu calendário deve ser de fácil visualização justamente para facilitar sua rotina.

É também importante que você leve seus objetivos também em conta quando for decidir suasatividades diárias. Por exemplo, você quer melhorar o desempenho dos seus alunos em matemática. Arranje um tempo para planejar uma aula diferente que pode facilitar seu aprendizado.

Adicione nesse calendário, preferencialmente quinta ou sexta-feira, um tempo para que você se organize para realizar as atividades que não puderem ser feitas durante a semana e colocar seu material em ordem. Veja todas as tarefas que foram entregues a você, os lembretes no seu caderno, as planilhas e todo o restante da papelada que acumulou na sua bolsa durante a semana e divida-as de acordo com as prioridades da semana seguinte.

É recomendável que você use a mesma ferramenta para suas tarefas profissionais e pessoais, porque assim você evita marcar compromissos em datas já comprometidas. Por isso, para não cometer esse erro, coloque nesse mesmo calendário ou lista de tarefas todas as suas reuniões com pais, consultas médicas e avaliações.

Por fim, determine o que você fará no seu tempo-livre: lazer, responder e-mails, tarefas de casa, etc. Organize-os de forma que você saiba o que fará antes da aula, nos intervalos e depois de deixar a escola.

Estruturar sua rotina detalhadamente deve facilitar seu dia-a-dia Não se esqueça, porém, que talvez você não dê conta de tudo. Por isso, mude sua lista de atividades se você perceber que planejou mal ou se algo inesperado ocorrer. Mesmo que você faça alterações no seu plano de ação, o importante é que você não se perca em meio a suas tarefas. Como ficou seu calendário?


Nenhum comentário:

Postar um comentário