quinta-feira, 30 de junho de 2011

COMO ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO

Claro que para escrevermos uma boa redação, temos que saber quais são as estruturas de um texto narrativo, dissertativo ou descritivo, mas aqui darei algumas dicas gerais, itens que devem ser seguidos em qualquer tipo de redação.
1- Cuidado com seu título, ele deve estar adequado ao assunto tratado em seu texto, nunca grife (sublinhe) o título, apenas o escreva no centro da página, pode - se utilizar uma outra cor de caneta, mas não sublinhe, pois em Língua Portuguesa, só sublinhamos palavras científicas. Confira em qualquer livro, você verá que os títulos são sempre no centro e em negrito, nunca grifado.
2 - Não generalize, seja lá qual for o assunto tratado, você nunca pode generalizar, por exemplo, se estiver falando sobre a corrupção entre os políticos, você pode escrever "uma grande parte dos políticos" , "certa parte dos políticos", "em sua grande maioria os políticos" ou "uma parte dos políticos". Nunca poderá afirmar em qualquer tipo de redação que "os políticos são corruptos" ou "todos os políticos são corruptos". Isto não pode ser feito, isto é generalizar, afinal você não pode provar que são todos corruptos, mas se você afirmar que é apenas uma parte não há problema algum. Isto serve para todos os tipos de pessoas e profissões, nunca generalize.
3 - Em hipótese alguma utilize gírias, palavrões ou expressões chulas.
4 - Não dê sua opinião, não escreva "eu acho que, na minha opinião"
5 - Seja o mais claro possível, lembre - se que você sabe o que quis dizer, mas será que o seu leitor entenderá? Sempre escreva com clareza.
6 - Utilize corretamente a pontuação, se não souber como, estude antes, nada pior que uma vírgula mal colocada. Veja o exemplo:
 Matar a presidente não, é crime.
  Matar a presidente, não é crime.
Perceberam a diferença? No primeiro caso afirma- se que é crime matar a presidente, já no segundo caso afirma-se que isto não é crime.
7 - Não abrevie palavras.
8 - Não use frases de efeito.
9 - Cuidado com o uso de pronomes, se começar em primeira pessoa, não mude no meio do caminho.
"Eu estava andando rápido, pois chovia muito. Chegou em casa um pouco molhada."
10 - Seja coeso, tenha em mente que seu texto tem que ter uma sequência, quem ler sua redação deve perceber que os parágrafos estão interligados, que seguem uma sequência, que tem sentido.
11 - E é claro, sempre revise seu texto antes de entregá-lo para correção, pois é comum "comermos" letras ou até palavras.

Siga estes passos e Boa Sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário