quarta-feira, 29 de junho de 2011

Número de alunos por turma

Tanto tem se discutido nos últimos tempos sobre como pode - se melhorar a qualidade da educação no nosso país, então vemos várias questões serem levantadas, há discussões sobre salário, que claro influencia e muito na qualidade do ensino, e não porque simplesmente queremos ganhar mais, não... mas também porque com melhores salários não há necessidade de fazermos jornadas triplas, então, mais descansados daremos aulas melhores, e consequentemente teremos mais tempo para preparar com mais qualidade as aulas, pesquisar materiais e ficar atualizado.
Também temos a questão da formação do professor, sim, é verdade que muitos de nós tivemos uma formação deficiente, e não é uma questão só das turmas de graduação não, não é uma questão exclusiva de nós professores, vejam, quantos profissionais se formam em Direito e não conseguem aprovação no exame da ordem dos Advogados? Isto acontece porque a formação deles, muitas vezes também é ruim.
Mas falando ainda da formação de nós professores, porque nos cursos de Graduação não temos disciplinas para que possamos aprender estratégias de como lhe dar com a violência que enfrentamos diariamente? Por que não há aulas sobre como lhe dar com os pais, como fazer uma boa reunião de pais, como usar a voz adequadamente para que em uma sala superlotada todos os alunos possa nos ouvir, por que não temos aulas sobre a educação inclusiva; nada nos prepara para uma sala de aula. Imaginem que para ser Coordenador Pedagógico nem sequer é exigido o curso de Pedagogia, como você pode ser coordenador PEDAGÓGICO sem ter pedagogia??? Não entendo.
Então junte - se a essa formação deficiente, baixo salário, violência, baixa auto - estima e um grande número de alunos por sala, o resultado só pode ser ruim.
O número exagerado de alunos por turma, também é um grande mal para a educação, imaginem que temos em torno de 45 alunos no ensino fundamental e 50 no ensino médio. Se um professor tiver 10 turmas, ele terá 450 alunos, como avaliá-los com qualidade? Como preparar material diferente para cada dificuldade dos alunos? As melhores escolas, as que tiveram notas altas no Idesp tem poucos alunos por sala. Imaginem se fosse 25 alunos por sala, o professor que aplicasse prova, produção textual, pesquisas, poderia avaliar com mais criticidade cada trabalho realizado e poderia propôr intervenções quando necessário, mas com o número atual de alunos é praticamente impossível, Imagine se você tiver 10 turmas (450 alunos) e tiver que corrigir uma avaliação, uma produção textual e uma pesquisa, você terá que ler 1350 folhas, escrever 1350 comentários, escrever em seus diários de classe 1350 notas, depois disso vem as avaliações de recuperação, olhar os cadernos... É neste ponto que você perde seus finais de semana...

DIMINUIR O NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA É UMA NECESSIDADE PARA QUE HAJA QUALQUER MELHORA NA EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário