domingo, 8 de julho de 2012

Prova Mérito. Avalia o quê? Para quem?



PROVA MÉRITO

No ano de 2009, o Governo do Estado de São Paulo, instituiu a chamada prova mérito, que serviria para dar um reajuste salarial aos profissionais da educação. Portanto, se o professor, fizer a prova e tiver uma nota satisfatória isso refletirá em seu salário, mas não é bem assim, primeiro, não adianta realizar a prova, e ser aprovado... não... apenas 20% dos aprovados tem um reajuste salarial.
Para a realização da prova, há critérios, não basta ser professor da rede estadual de São Paulo, é necessário estar em efetivo exercício, ou seja, não pode estar de licença, ser titular de cargo efetivo, ter cumprido o interstício mínimo de 4 anos por período, contínuo ou não no exercício do cargo, estar classificado numa mesma escola ou administrativa há pelo menos 1.168 dias e tem que ser assíduo, tem que ter um mínimo de 2.304 pontos de assiduidade.
Como podemos ver são várias as exigências para poder realizar a prova, e depois tem que estar entre os 20% melhores, tudo difícil. Mas na carreira do magistério, historicamente, nada é fácil, o professor da rede estadual de ensino, trabalha muito, tem cerca de 45 alunos por sala de aula, sabemos que este número é absurdo, está longe, muito longe de ser o ideal, em escolas particulares, o número de alunos fica em torno de 20, ou seja, mesmo sabendo que eles lucrariam muito mais se colocassem 45 alunos na sala, eles sabem que em nome da qualidade este número é impossível de ser aceito, mas na rede estadual é comum.
Materiais defasados, falta de material, lousas esburacadas, salas de aula sem porta, sem vidros, com lâmpadas queimadas, com alunos drogados, com celulares tocando todo tipo de música, com giz ruim que vem com pedrinhas dentro, com aqueles diários de classe ultrapassados para preencher. O professor resolve utilizar a apostila e descobre que só 10 alunos a trouxeram, então decidi passar outra atividade, mas exige que no dia seguinte tragam a apostila para utilizarem, mas... no dia seguinte, novamente a maioria da turma não traz a apostila, o professor fica sem poder utilizá-la e fica desmoralizado diante da turma, se chamar a coordenação/direção, eles vão te ajudar, mas novamente o professor ficará desmoralizado diante da turma.
 E além de tudo isso, o professor, deve achar tempo para estudar, se preparar para a prova mérito, pois é a única chance de ganhar um pouco melhor... que triste... que triste... Será que ele terá condições psicológicas para realizar a prova?
Isto tudo é inaceitável, salas cheias, sem estrutura ou segurança, materiais ruis e ainda tem que ter tempo para preparar aulas diversificadas, atraentes, e estudar para a prova.
 É... acho que professor é super - herói, e parece que nossos governantes também acham.
Que tal avaliar a segurança das escolas, os materiais, os salários, a merenda, a participãção e envolvimento da família junto com o conhecimento do professor???



Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria.Mas acho improvável que nossos governantes queiram se avaliar.Eles estão na cegueira de achar que a situação lastimável da educação no Brasil, é culpa dos professores e não da incompetência de quem elabora as leis, ou seja, de quem governa.
    Ivanir A. P.P. Guarulho-Sp.

    ResponderExcluir