segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quem quer ser um professor?

A profissão de professor é muito nobre, transmitir conhecimento... mudar a vida de uma pessoa... marcar a vida de uma pessoa... Mas quem efetivamente quer isso?
É muito bonito todas as frases, textos e vídeos sobre Educação, Educadores, os políticos dizendo que irão investir em Educação, que Educação é o futuro do país, mas nada se faz de concreto.
Quem quer ser um professor? Qualquer pessoa que tem vontade de ajudar o próximo, de transmitir conhecimentos e os possuir pode ser um professor, mas quem quer acabar com as cordas vocais, falando por horas e horas seguidas? Quem quer perder seus finais de semana com pilhas e mais pilhas de provas, redações e trabalhos escolares para corrigir? Quem quer trabalhar em um ambiente empoeirado pelo pó do giz? Passar raiva com alunos indisciplinados, com diretores que acham que a escola é a casa deles e nem sequer consulta o Conselho de Escola para fazer mudanças importantes, com muitos coordenadores pedagógicos totalmente despreparados, que usam as HTPCs ou ATPCs para bate papos, trocas de receitas, fotos, nada relacionado ao desenvolvimento profissional, quem quer passar por tudo isso...
Nem tudo é ruim, não sou tão pessimista assim, é maravilhoso ver o desenvolvimento dos alunos, ver eles aprendendo algo novo, saber que você fez a diferença na vida de alguém, isso é muito gratificante, e é por isso que ainda temos pessoas que querem ser professores, pelo bem do mundo, ainda há professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário