quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Bibliografia prova mérito 2014 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

  D – PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA I
    I - LIVROS E ARTIGOS


    1. COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artmed, 2002.
    2. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. “ Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona)”. In: SCHNEUWLY, Bernard; Mercado de Letras, 2004.
    3. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed., São Paulo: Cortez, 2010.
    4. FIORIN, José Luiz de. Introdução ao pensamento de Bakhtin. Locus: revista de história, Juiz de Fora, v. 13, n. 1, p. 210-215, 2007. Disponível em: \\<http://www.ufjf.br/locus/files/2010/02/111.pdf \\>.
    5. GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
    6. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
    7. LERNER, Delia; SADOVSKY, Patrícia. “O sistema de numeração: um problema didático”. In: PARRA, Cecília (Org.). “Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas”. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 73-155.
    8. PIRES, Célia Maria Carolino. Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais. São Paulo: Zé-Zapt Editora, 2012.
    9. SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
    10. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
    11. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2002.
    12. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
    13. WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

    II - PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
    1. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=293&Itemid=809
    2. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo: língua portuguesa e matemática – Ciclo I. Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/proposta_ciclo_I.pdf.
    3. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Programa Ler e Escrever – Disponível em: http://lereescrever.fde.sp.gov.br/SysPublic/Home.aspx
    4. SÃO PAULO (Estado). Materiais do Ler e Escrever: Disponíveis em:
    http://lereescrever.fde.sp.gov.br/SysPublic/InternaMaterial.aspx?alkfjlklkjaslk
    a) Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1º ano;
    b) Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 2º ano (1ª série) – volume 1 e 2;
    c) Caderno de Planejamento e Avaliação do Professor Alfabetizador – 2º ano (1ª série);
    d) Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 3º ano (2ª série) – volume 1 e 2;
    e) Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 4º ano (3ª série) – volume1 e 2;
    f) Material do Professor – Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 4º ano (3ª série) – volume 1 e 2;
    g) Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 5º ano (4ª série) – volume único.
    h) Material do Professor - Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 5º ano (4ª série) – volume 1, 2 e 3.

    III - LEGISLAÇÃO
    a) referenciais legais gerais: disponíveis em: www.crmariocovas.sp.gov.br
    b) leis complementares, leis ordinárias e decretos estaduais: Disponíveis em:
    www.al.sp.gov.br
    1. DECRETO Nº 51.627, DE 1º DE MARÇO DE 2007 – Institui o Programa “Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade”
    2. RESOLUÇÃO SE Nº 86, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2007 - Institui, para o ano de 2008, o Programa “Ler e Escrever”, no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo.
    4. RESOLUÇÃO SE Nº 96, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2008 - Estende o Programa “Ler e Escrever” para as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do Interior.

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