domingo, 17 de agosto de 2014

PROFESSOR - melhore suas aulas.


É muito comum, na rede pública de ensino, haver professores que se acham tão "donos do saber", que não aceitam nenhuma crítica de seus alunos. Esta visão o torna "chato", "autoritário", e faz com que suas aulas sejam monótonas, e afaste cada vez mais os estudantes de si.
O Professor deve aprender a ouvir; Sim, com toda certeza, é o professor que domina o conhecimento daquela disciplina, ele definitivamente sabe do que está falando, isto não se nega, mas é importante ouvir os alunos para saber, não o que se está falando, mas a maneira como se está falando. Você, professor, já se perguntou se seus alunos entendem claramente o que diz, como diz... Será que não poderia deixar suas aulas um pouco mais interessante?
Estamos vivendo num mundo tão tecnológico, as informações são trocadas muito rápido e de formas cada vez mais diferentes, porque então devemos nos estagnar e ficar na lousa e giz? 
O site da Universia, traz um artigo sobre a autoavaliação de professores. Vejamos:

Professor: aprenda a se autoavaliar e melhore as suas aulas


14/08/2014

Saber se autoavaliar é crucial para dar uma aula cada vez melhor. Entenda por que e aprenda a fazer isso.

Saber a opinião dos estudantes sobre a sua aula é muito importante porque é assim que você conseguirá alinhar os seus objetivos aos deles. No entanto, mais do que pedir feedbacks, é essencial que você, professor,saiba se autoavaliar e descubra por conta própria quais pontos podem ser melhorados.

Uma autoavaliação eficaz é aquela que leva em consideração não só os aspectos práticos, mas também os pessoais. Por exemplo: você se sente feliz com o tipo de aula que dá? Quais aspectos gostaria de melhorar? Se você fosse um aluno, gostaria de assistir a sua aula? Essas perguntas farão com que você descubra como se vê e, assim, consiga evoluir profissionalmente.

Talvez você esteja se perguntando como efetivamente isso ajuda a melhorar as suas aulas. A resposta está no seu cérebro: a partir do momento em que você se pré-dispõe a refletir sobre as suas atividades, passa a estimular o seu cérebro a sempre pensar em melhorias e, assim, percebe os seus esforços e resultados.

Depois de se autoavaliar, não se esqueça de criar uma lista de coisas que você quer conquistar a curto e a longo prazo. É dessa forma que você conseguirá manter o controle sobre as suas atividades, enfrentará desafios e conseguirá estar sempre na sua melhor forma.

Portanto, se você é professor, mantenha o seu senso crítico sempre alerta e busque se autoavaliar com frequência. Assim você não cairá no ostracismo e dará uma aula sempre dinâmica e interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário