terça-feira, 28 de outubro de 2014

Secretário da Educação convoca alunos e professores para o Saresp 2014

Categoria
Avaliação que fará diagnóstico da educação básica no Estado de São Paulo será aplicada em novembro
Secretário reforça importância do Saresp para professores e alunos
Entre os dias 11 e 12 de novembro, mais de 1,3 milhões de alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual farão as provas da Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo 2014 (Saresp).

Nesta edição, serão avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química) além de redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Secretaria da Educação e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
“O Saresp é uma ferramenta pedagógica importante para que a Secretaria da Educação possa entender a eficiência dos projetos pedagógicos em andamento e, a partir disso, detectar as deficiências de aprendizagem dos estudantes para buscar soluções que melhorem a qualidade do aprendizado”, afirma o Secretário da Educação, Herman Voorwald.
O que é o Saresp?
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo é aplicado, desde 1996, com a finalidade de produzir um diagnóstico da escolaridade básica paulista. Neste ano, mais 800 mil estudantes das redes particulares, SESI e Centro Paula Souza também participam da prova, totalizando 2,1 milhões de inscritos.
No ano passado, o Saresp foi ampliado também para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, graças à nova meta de alfabetização aos 7 anos, um ano a menos que o estipulado pelo Brasil, que define a idade certa a partir dos 8 anos.
“É importante que os estudantes entendam que esta avaliação servirá para que a Secretaria analise todas as ações que acontecem nas escolas e que envolvem o relacionamento do aluno. A partir desse entendimento, a Secretária verá se é necessário criar outros programas de aprendizado”, revela o Secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário