quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Avaliação para médicos

É comum ser noticiado que anualmente, a maioria das pessoas formadas nos cursos de Direito no nosso país, não conseguem aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil, portanto não podem advogar, possuem o título de Baxharel em Direito, mas não são advogados. Isto ocorre pela baixa qualidade do ensino, seja por instituições ruins, seja por desinteresse dos estudantes, o fato é que esta avaliação impede que pessoas mal preparadas, mal formadas, que poderiam errar muito, exerçam a profissão, e isto é excelente, pois não podemos ficar a mercê de pessoas despreparadas.
Precisamos de um sistema de avaliação, como a prova da OAB, voltada para os médicos, afinal, da mesma forma que não podemos aceitar advogados mal formados, não podemos aceitar médicos mal formados. Há inúmeros casos de erros médicos, erros que levam várias pessoas ao óbito, sei que errar é humano, mas quando se trata da vida de uma pessoa, as chances de erros devem ser minimizadas ao máximo, e uma das maneiras seria ter um processo avaliativo rigoroso, elaborado pelo CRM, que evite que pessoas mal preparadas exerçam a medicina, claro que há outros problemas que acabam culminando em falhas médicas, como a baixa remuneração paga pelo SUS, a baixa remuneração pelos Planos de Saúde, que deixam os médicos como reféns, pois se o médico se recusar a atender pelo convênio, o paciente muda de médico, a falta de leitos nos hospitais, falta de medicação, a demora para a realização de exames, sim tudo isso é vergonhoso, falta de segurança para que os médicos possam trabalhar nas regiões mais necessitadas. Apesar de tudo isso, acho fundamental que a formação seja de excelência, e também que a sociedade comece a exigir condições de trabalho adequadas aos médicos, afinal isso é um caso de vida ou morte.
Os cursos de medicina são muito disputados, só os melhores alunos conseguem uma vaga, apesar disso, uma avaliação, mais rigorosa, ao final do curso pode melhorar ainda mais o nível dos nossos médicos. A profissão de médico é uma das mais importantes, e só os mais capacitados é que devem exercê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário